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Mestrado - Solange Regina Latenek dos Santos

por dirppg-ct publicado 12/11/2019 13h27, última modificação 12/11/2019 13h27
Percepção dos atores locais como instrumento para o desenvolvimento territorial sustentável na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, Paraná, Brasil.
Quando
04/12/2019
de 09h00 até 12h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Sede Central: Escritório Verde
Pessoa de contato
Prof. Eloy Fassi Casagrande Júnior
Participantes
Orientador(a): Prof. Eloy Fassi Casagrande Júnior, Prof. PhD - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Prof. Eloy Fassi Casagrande Júnior, PhD - UTFPR
Profa. Libia Patricia Peralta Agudelo, Dra. - UNIBRASIL
Profa. Tamara Simone Van Kaick, Dra. - UTFPR
Profa. Maclóvia Corrêa da Silva, Dra. - UTFPR
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Resumo: Localizada no maior remanescente contínuo do que sobrou da Mata Atlântica no Brasil, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, Paraná, abriga a biodiversidade característica deste bioma e é também o lar de centenas de pessoas e as suas comunidades. As Unidades de Conservação (UCs) da região foram criadas com o intuito de garantir a conservação da natureza e os benefícios por ela gerados, no entanto, as restrições territoriais relacionadas às UCs, as demarcações pouco participativas, a falta de conhecimento sobre os objetivos da preservação e a expectativa do desenvolvimento local, geram conflitos que favorecem o surgimento de interesses antagônicos para a região. Visando mitigar estes conflitos através de ações de educação ambiental, este projeto de pesquisa pretende avaliar a viabilidade da formação de uma rede de atores em prol do desenvolvimento sustentável regional. Esta rede será gerada partir da atuação de um grupo de jovens moradores da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, especialmente influenciados pelo ambiente rural de Antonina e da proximidade com o mar de Guaraqueçaba, e será complementada com outros atores de relevância da região. É esperado que a partir da oportunidade do compartilhamento de saberes e do mapeamento e valorização de riquezas naturais, sociais e imateriais da região, esta rede possa incentivar o diálogo local entre a conservação da natureza e o desenvolvimento territorial de forma sustentável.
Palavras-chave:
Áreas protegidas; Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável

Perception of local actors as an instrument for sustainable territorial development in the environmental protection area of Guaraqueçaba, Paraná, Brazil.
Abstract: Located on the largest continuous remnant of the Atlantic Forest left over in Brazil, the Guaraqueçaba Environmental Protection Area, Paraná, protect the characteristic biodiversity of this biome and is also home to hundreds of people and their communities. The Conservation Units of the region were created with the purpose of guaranteeing nature conservation and the benefits generated by it, however, the territorial restrictions related to the U, the little participatory demarcations, the lack of knowledge about the objectives of the preservation and the expectation of local development, generate conflicts that favor the emergence of antagonistic interests for the region. Aiming to mitigate these conflicts through environmental education actions, this research project aims to evaluate the feasibility of forming a network of actors in favor of regional sustainable development. This network will be generated from the work of a group of young residents of the Guaraqueçaba Environmental Protection Area, especially influenced by Antonina's rural environment and proximity to the Guaraqueçaba Sea, and will be complemented by other relevant actors in the region. . It is hoped that from the opportunity of sharing knowledge and mapping and valuing the region's natural, social and immaterial wealth, this network can encourage local dialogue between nature conservation and territorial development in a sustainable manner.
Keywords: Protected Areas; Environmental Education; Sustainable Development


Lista de publicações:
Latenek dos Santos S.R., Silva L.B., Borges R.A., Casagrande E.F. School of Nature Conservation: An Experience in Education for the Sustainable Development of the Northern Coast of the State of Paraná, Brazil. In: Leal Filho W., Tortato U., Frankenberger F. (eds) Universities and Sustainable Communities: Meeting the Goals of the Agenda 2030. World Sustainability Series. Springer, Cham. 2020