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Mestrado - Stephanie Freires Bastos

por dirppg-ct publicado 23/05/2019 10h19, última modificação 05/06/2019 13h18
Percepções sobre a qualificação profissional para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários ou liberdade assistida - O Projeto Tempo de Despertar
Quando
14/06/2019
de 09h00 até 12h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala B-205
Participantes
Prof. Mario Lopes Amorim, Dr. Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Mario Lopes Amorim, Dr. Presidente - UTFPR
Profa. Maria Sara de Lima Dias, Dra. - UTFPR
Profa. Marcia Regina Mocelin, Dra. - UNINTER
Profa. Marcio Luiz Bernardim, Dra. - UNICENTRO
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Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades da qualificação profissional para a transformação social dos adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas de prestação de serviços comunitários e/ou liberdade assistida, tomando como base o estudo de caso de uma turma do Programa de Aprendizagem intitulado Tempo de Despertar. O Projeto é desenvolvido através de uma parceria firmada entre a Prefeitura do Município de Araucária, o Ministério Público do Estado do Paraná e a uma instituição de ensino que intitularemos de Instituição Mantenedora para mantermos o sigilo. Apoia-se nos fundamentos do materialismo histórico e dialético, e utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para a estruturação do referencial teórico, pesquisa documental da legislação referente a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, e instrumentos de coleta de dados como entrevistas semiestruturadas realizadas com os adolescentes e equipe técnica participante do Programa para realizar a análise das possíveis percepções sobre a transformação da realidade social dos adolescentes em questão. Buscou-se apresentar resultados em torno das possibilidades de transformação da realidade social dos adolescentes que participaram do programa, além de verificar o nível de escolaridade e sua perspectiva de futuro. Pretendeu-se compreender se a estratégia do desenvolvimento de Programa de Aprendizagem, como possibilidade de convívio social em novos ambientes, trouxe ao adolescente uma nova perspectiva de vida. Conclui-se que a passagem pelo Projeto Tempo de Despertar oportunizou a transformação da realidade social dos adolescentes da socioeducação, porém este projeto está longe de ser a solução para sua não reincidência nas situações que os levaram ao exercício das medidas socioeducativas.

Palavras-chave: Medidas socioeducativas; qualificação profissional; programa de aprendizagem.

 

Perceptions about the professional qualification for adolescent graduates and in compliance with socio-educational measures of community service delivery or assisted freedom – The Project Tempo de Despertar.

Abstract: The objective of this study is to analyze the possibilities of professional qualification for the social transformation of the adolescents who are graduates and in fulfillment of socio-educational measures of community service and / or assisted freedom, based on the case study of a group of the Learning Program entitled Awakening Time. The Project is developed through a partnership signed between the Municipality of Araucária, the Public Ministry of the State of Paraná and a teaching institution that we will call a Keeping Institution to maintain secrecy. It is based on the foundations of historical and dialectical materialism, and it is used as methodology the bibliographical research for the structuring of the theoretical reference, documentary research of the legislation referring to adolescents in fulfillment of socio-educational measures, and instruments of data collection as semi-structured interviews carried out with the adolescents and technical team participating in the Program to carry out the analysis of possible perceptions about the transformation of the social reality of the adolescents in question. We sought to present results about the possibilities of transforming the social reality of the adolescents who participated in the program, as well as verifying the level of schooling and its future perspective. The intention was to understand if the strategy of the development of Learning Program, as a possibility of social interaction in new environments, brought to the adolescent a new perspective of life. It is concluded that the passage through the Project Time of Awakening facilitated the transformation of the social reality of the adolescents of the socioeducation, but this project is far from being the solution for their non-recurrence in the situations that led them to the exercise of socio-educational measures.

Keywords: Educational measures; professional qualification; learning program.

 

Lista de Publicações

BASTOS, S. F.; A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL COMO POSSIBILIDADE DE RESSOCIALIZAÇÃO DOS JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. In: V Encontro Internacional Trabalho e a Formação dos Trabalhadores, 2017, Recife. Revista Labor, 2018.
BASTOS, S.F.; Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Pedagogia das Competências. In VII ESOCITE.BR/tecsoc, 7, 2017, Brasilia. Anais ... Brasilia, 2017.