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Mestrado - Yelitza Fernanda Barrera Juarez

por dirppg-ct publicado 14/02/2020 09h04, última modificação 14/02/2020 09h04
Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: Um panorama Brasil-México
Quando
06/03/2020
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Centro - Sala C-301
Pessoa de contato
Prof. Leonelo Dell Anhol Almeida, Dr.
Participantes
Orientador: Prof. Leonelo Dell Anhol Almeida, Dr.
Coorientadora: Profa. Marília Abrahão Amaral, Dra.
Banca examinadora:
Presidente: Prof. Leonelo Dell Anhol Almeida, Dr. - UTFPR
Profa. Márcia Barros de Sales, Dra. - UFSC
Profa. Mariangela De Oliveira Gomes Setti, Dra. - UTFPR
Profa. Claudia Nociolini Rebechi, Dra. - UTFPR
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Resumo: As resistências em relação às mudanças no plano educacional para pessoas com deficiência ainda é um tema controverso. No entanto, instituições de ensino superior brasileiras e mexicanas estão começando a desenvolver ações e programas para garantir o acesso à educação as pessoas com deficiência, eliminando as barreiras para a inclusão no contexto acadêmico, melhorando a acessibilidade arquitetônica, pedagógica e social, com a finalidade de propiciar condições para que pessoas com deficiência se desenvolvam socialmente, com autonomia e independência. Na atualidade, a parcela das pessoas com deficiência que permanecem e concluem sua educação superior no Brasil (6,66%) e no México (5,2%) continua sendo baixa. No entanto, os governos brasileiro e mexicano estão começando a realizar políticas públicas efetivas que favoreçam as IES a terem uma educação inclusiva, fazendo com que o desenvolvimento humano seja pautado pela diversidade, ou seja, considerando as diferenças e as pessoas como atuantes políticos e sociais. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Lei Geral para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Lei Geral da Educação, Lei de Diretrizes e Bases, Secretaria de Educación Pública são algumas políticas públicas e programas que apoiam a educação inclusiva. Da mesma forma existem organizações internacionais que propõem políticas públicas para apoiar as pessoas com deficiência, como a Organização Mundial da Saúde e a Comisión Nacional de los Derechos Humanos. Esta pesquisa tem o objetivo de realizar uma revisão teórica e documental sobre a inclusão no ensino superior desses dois países. Além disso, foi realizado um estudo de caso em duas universidades públicas, uma de cada país, para identificar as principais ações e programas voltados à incluso das pessoas com deficiência nessas instituições. Com isso, foi possível elaborar um panorama sobre a questão da inclusão das pessoas com deficiência no ensino, contemplando as políticas nacionais e suas respectivas implementações em ações institucionais.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. México. Brasil. Políticas Públicas. Pessoas com Deficiência

INCLUSION OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN HIGHER EDUCATION: A BRAZIL-MEXICO PANORAMA
Abstract: Resistance to changes in education for people with disabilities is still a controversial topic. However, Brazilian and Mexican higher education institutions are beginning to develop actions and programs to ensure access to education for people with disabilities, eliminating barriers to inclusion in the academic context, improving architectural, pedagogical and social accessibility, aiming at providing conditions for people with disabilities to develop socially, autonomously and independently. Currently, the share of persons with disabilities who remain and complete their higher education in Brazil (6.66%) and Mexico (5.2%) are still low. However, Brazilian and Mexican governments are beginning to implement effective public policies that favor HEIs to provide an inclusive education, making human development guided by diversity, that is, considering differences and persons as political and social actors. The Convention on the Rights of Persons with Disabilities, General Law for the Inclusion of Persons with Disabilities, General Law on Education, Law of Guidelines and Bases, Secretariat for Public Education are some public policies and programs that support inclusive education. Likewise, there are international organizations that propose public policies to support people with disabilities, as the World Health Organization and Comisión Nacional de los Derechos Humanos. This research aims to conduct a theoretical and documentary review on the inclusion in higher education of these two countries. In addition, a case study was conducted at two public universities, one in each country, to identify the main actions and programs aimed at including people with disabilities in these institutions. As results, we elaborated an overview on the issue of the inclusion of people with disabilities in education, which involves the national policies and their respective implementations in institutional actions.
Keywords: Inclusive Education. Mexico. Brazil. Public Policies. People with disabilities
Lista de publicações:
Juarez, Yelitza Fernanda Barrera ; Castelini, Pricila ; Almeida, Leonelo Dell Anhol ; Amaral, Marília Abrahão . Mulheres com deficiência na área de computação: Intersecções e invisibilidades. In: Editora Poisson. (Org.). Educação no Século XXI - Volume 33 Inclusão, Especial, Diversidade. 1ed.Belo Horizonte, MG: 2019, 2019, v. 33, p. 58-61.

JUAREZ, Y. F. B. ; CASTELINI, P. ; ALMEIDA, L. D. A. ; AMARAL, M. A. . MULHERES COM DEFICIÊNCIA NA ÁREA DE COMPUTAÇÃO: INTERSECÇÕES E INVISIBILIDADES. In: Congresso Nacional de Práticas Inclusivas: mediações e aprendizagens, 2019, Campos dos Goytacazes. Anais do Congresso Nacional de Práticas
Inclusivas: mediações e aprendizagens, 2019. v. 1. p. 1-6.

Almeida, L. D. A.; Amaral, M. A.; Juarez, Y. F. B.; Castelini, P. ACESSO E PERMANÊNCIA DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS SUPERIORES EM COMPUTAÇÃO. Interdisciplinary Scientific Journal. ISSN: 2358-
8411. No prelo.