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PPGTE (Doutorado): Cineiva Campoli Paulino Tono

por vaniagalliciano publicado 06/09/2018 10h56, última modificação 06/09/2018 10h56
Análise dos riscos e efeitos nocivos do uso da internet: contribuições para uma política pública de proteção da criança e do adolescente na era digital
Quando
10/04/2015
de 13h30 até 17h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Miniauditório
Pessoa de contato
Participantes
Prof. Domingos Leite Lima Filho, Dr. Orientador UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Valdemar Waingort Setzer, Dr. Presidente USP
Profa. Sonia Maria Chaves Haracemiv, Dra. UFPR
Prof. Fábio Dória Scatolin, Dr. UFPR
Prof. Francis Kanashiro Meneghetti, Dr. UTFPR
Prof. Domingos Leite Lima Filho, Dr. UTFPR
Examinador Suplente:
Profa. Faimara do Rocio Strauhs, Dra. UTFPR
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Resumo: O uso da internet e jogos eletrônicos online, em desarmonia com as demais atividades humanas, independentemente do dispositivo tecnológico para acesso, pode se tornar um vício e produzir efeitos nocivos em vários aspectos da vida dos usuários, potencializados quando os usuários são crianças e adolescentes, pessoas em fase especial de desenvolvimento biopsicossocial. O foco da investigação em pauta foi a análise dos riscos e danos do vício, pressupondo a proteção integral das crianças e dos adolescentes nos aspectos de educação, saúde e segurança. Para tanto, buscou-se referências teóricas em artigos científicos no âmbito mundial, evidências empíricas em pesquisas de campo com adolescentes e no Programa de Pais de Dependentes de Internet do Núcleo de Dependência de Internet do Ambulatório de Transtorno de Impulso do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. Como as crianças e os adolescentes são sujeitos de direito, com prioridade absoluta de proteção, sentiu-se a necessidade de haver uma intervenção e, para isso, foram propostos conteúdos e metodologias de planejamento de políticas de prevenção a esses riscos e danos, elaborados de forma interinstitucional e interdisciplinar. O método científico utilizado foi o de pesquisa-ação política, socialmente crítica e intervencionista. Para fundamentação teórica, buscou-se subsídios na análise crítica do determinismo tecnológico e dos riscos envolvidos com a concepção e uso das tecnologias de Feenberg (1991), Giddens (1991), Marcuse (1999), Lima Filho (2004, 2005), Setzer (2002, 2009), Armstrong e Casement (2001), Smith (2009), entre outros. O trabalho de pesquisa utilizou documentos de base legal, com amparo na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), na Constituição da República Federativa do Brasil (1988) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), os quais priorizam, em termos absolutos, as crianças e os adolescentes na formulação e na gestão de políticas públicas para todas as esferas de execução. Nas fases de observação, diagnose e primeiros registros, a pesquisa partiu da preocupação sobre a fala dos adolescentes de duas escolas públicas de Curitiba, em 2009, quando o problema dessa tese foi delineado riscos e efeitos nocivos da adição à internet e em jogos eletrônicos online. Para a fase de intervenção da pesquisa foi elaborado um plano de ação em caráter interinstitucional, com foco no eixo de “Tecnologia e Dignidade Humana”, desenvolvido durante as onze audiências públicas no Estado do Paraná, coordenadas pela autora, contemplando conteúdos estruturantes para elaboração de uma política pública de prevenção ao vício na internet e, sobretudo, da internet gaming disorder, distúrbio mental previsto pela Associação Americana de Psiquiatria na quinta edição do Diagnostical and Statistical Manual of Disorder (DSM V), de maio de 2013. Desse trabalho resultaram importantes contribuições à elaboração do eixo “Tecnologia e Dignidade Humana” da primeira edição do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná (PEEDH/PR).
Palavras-chave: Internet e Jogos eletrônicos on-line. Criança e Adolescente. Riscos e Danos. Políticas Públicas. Prevenção

Analysis of risks and effects internet use of harmful: contributions to a public policy of children's protection in the digital age

Abstract: The use of internet and on-line video games, in harmony with other human activities, irrespective of the technological device to access, can be addictive and cause adverse effects in various aspects of life of users, potentiated when the users are children and adolescents people in particular phase of biopsychosocial development. The focus of research on the agenda was the analysis of the risks and vice damage, assuming the full protection of children and adolescents in the aspects of education, health and security. Therefore, we sought theoretical references in scientific papers at the global level, empirical evidence on field research with adolescents, and internet Dependent Parent Program Dependence Center for the Impulse Disorder Clinic at the Institute of Psychiatry, University of São Paulo. As children and adolescents are subjects of rights, with priority protection, felt the need for an intervention, and for this have been proposed content and planning methodologies prevention policies to such risks and damage, prepared in inter-institutional and interdisciplinary way. The scientific method used was the policy action research, socially critical and interventionist. For theoretical foundation sought to subsidies in the critical analysis of technological determinism and the risks involved with the design and use of technologies Feenberg (1991), Giddens (1991), Marcuse (1999), Lima Filho (2004, 2005), Andrade (2004) Setzer (2002, 2009), Armstrong and Casement (2001), Smith (2009), among others. The research used a legal basis documents, with support in the Universal Declaration of Human Rights (1948), the Constitution of the Federative Republic of Brazil (1988) and the Statute of Children and Adolescents (1990), who prioritize in terms absolute, children and adolescents in the design and management of public policies for all enforcement spheres. In phases of observation, diagnosis and first records research came from concern about the speech of adolescents from two public schools in Curitiba, in 2009, when the problem of this thesis was designed, the risks and harmful effects of adding internet and electronic games on-line. For the research intervention phase was prepared an action plan in inter-institutional focused on the “Technology and Human Dignity” axis developed in the eleven public hearings in the State of Paraná, coordinated by the author, contemplating structuring content for development of policy public prevention addiction on the Internet, and especially the internet gaming disorder, mental disorder provided by the American Psychiatric Association in the fifth edition of Diagnostical and Statistical Manual of Disorder (DSM V), May 2013. This work resulted in important contributions to the development axis “Technology and Human Dignity” of the first edition of the State Plan for Education in Human Rights of Paraná (PEEDH / PR).
Keywords: Internet and on-line video games. Children and Adolescents. Risk and Damage. Public Policy. Prevention.

Lista de publicações:

TONO, C. C. P. Do Estado à escola em tempos de novas tecnologias na sociedade: papéis institucionais para o desenvolvimento In: ALMEIDA, M. G; FREITAS, M. C. D., Orgs. A Escola no Século XXI, Volume 1: Atores Responsáveis pela educação e seus papéis, Brasport, Curitiba-PR, Capítulo 1, p. 02-25, 2011.

TONO, C., C. P.; HARACEMIV, S. M. C. Orgs. Informática para o Desenvolvimento Humano, Curitiba-PR: CRV, 2013.

TONO, C. C. P. et al., Tecnologias e práticas pedagógicas: uma experiência de formação docente do laboratório de mídias na educação do DECIGI/UFPR, In: Informática para o desenvolvimento humano, Curitiba-PR:CRV, p. 25-54, 2013.

TONO, C. C. P.; CAZARIM, C., Reflexão sobre o uso do computador e da internet acerca de aspectos teóricos e ergonômicos, In: ALMEIDA, M. G; FREITAS, M. C. D., Orgs. A Escola no Século XXI, Volume 3: Virtualização das relações: um desafio da gestão escolar, Curitiba-PR: Brasport, p. 33-59, 2013.

FILHO, D. L. L; O. R. G, TONO, C. C. P. Tecnologia, Trabalho Docente e Educação, 1ª Ed. Coleção Formação Pedagógica, Vol. XI, Curitiba: IFPR-EAD, 2014.

TONO, C. C. P. et al. Tecnologias e violências na voz do cárcere, Artigo publicado no Encontro Latino Americano para Jovens e Adultos em situação de restrição e privação de liberdade, Rio de Janeiro, 2014.