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PPGTE (Doutorado): Fabio Fernando Kobs

por vaniagalliciano publicado 14/09/2018 09h10, última modificação 14/09/2018 09h10
Uso dos dispositivos móveis por adolescentes: estudo envolvendo o ensino médio e a família
Quando
23/02/2017
de 09h00 até 13h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala B-205
Pessoa de contato
Participantes
Prof. Eloy Fassi Casagrande Júnior, Dr. - Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Eloy Fassi Casagrande Júnior, Dr. Presidente - UTFPR
Profa. Libia Patrícia Peralta Agudelo, Dra. - EcoStudio
Profa. Gláucia da Silva Brito, Dra. - UFPR
Profa Laura Sánchez García, Dra. - UFPR
Profa. Faimara do Rocio Strauhs, Dra. - UTFPR
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Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral estudar os possíveis efeitos pelo uso dos dispositivos móveis principalmente no convívio familiar e no ensino médio público e privado de adolescentes. Foi desenvolvido em um grupo de alunos, de pais e de professores de dois colégios, sendo um público, localizado em Curitiba, estado do Paraná, e outro privado, localizado na cidade de São Bento do Sul, estado de Santa Catarina. A pesquisa se guiou pela problemática: Quais são os possíveis efeitos da mediação dos dispositivos móveis sobretudo no processo de ensino-aprendizagem e no convívio familiar em adolescentes do ensino médio? Para a realização do estudo, considerou-se os objetivos específicos: i) levantar os prováveis benefícios e os prováveis riscos oriundos da utilização dos dispositivos móveis; ii) investigar as variáveis com potencial de alterar o convívio do adolescente na família e na escola; e iii) analisar o possível efeito dos dispositivos móveis nos adolescentes, considerando seu convívio familiar e seu rendimento escolar. Fundamentou-se elementos históricos a partir dos autores: Abreu (2013); Bazzo (2003); Castells (2003); Eisenstein (2013); Estefenon (2013); Feenberg (2010); Gama (1986); Kreimer (2009); Lévy (2010); Linsingen (2003); Neder (2010); Nérici (1973); Pereira (2003); Piletti (1999); Postmann (1994); Setzer (1996); Tapscott (2010); Vicente (2005); e Vieira Pinto (2005). A classificação metodológica da pesquisa, quanto à natureza e a finalidade prática, foi descritiva, e no ponto de vista de seu propósito, foi predominantemente explicativa, o estudo empregou a concepção do levantamento na forma de abordagem do problema, e a metodologia empregada para o tratamento dos dados foi de métodos mistos. A pesquisa empregou a amostragem propositadamente estratificada e a amostragem de estratos selecionados aleatoriamente; e para cada estrato utilizou-se a amostragem aleatória simples. A aplicação dos questionários no colégio público foi para 85 alunos, 24 pais e 9 professores; e no colégio privado foi para 76, 26 e 11 respectivamente. O estudo indicou que os efeitos da mediação dos dispositivos móveis convergem maiormente para determinados aspectos negativos do que para aspectos positivos. Especialmente no que tangem os riscos provenientes da intensidade e da forma na utilização dos dispositivos móveis, como a tendência dos dispositivos em despertar o sedentarismo e os riscos ligados à saúde sobretudo dos adolescentes, ligados à postura, à visão, à audição e ao sono. Além disso, existem os riscos com a radiação emitida pelos dispositivos móveis e com o descarte incorreto dos dispositivos móveis em desuso. Ainda, o estudo apontou que um maior o uso dos dispositivos móveis, refletiu numa ligeira redução na nota, motivado pelo pouco aproveitamento dos dispositivos no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Adolescente. Dispositivo móvel. Ensino médio. Família.

Use of mobile devices by adolescents: a study involving high school and the family

Abstract: This research has as general objective to study the possible effects using the mobile devices mainly in the familiar conviviality and in the public and private high school of adolescents. It was developed in a group of students, parents and teachers of two high schools, one public, located in Curitiba, Paraná state, and another private, located in the city of São Bento do Sul, Santa Catarina state. The research was guided by the problematic: What are the possible effects of the mediation of mobile devices, especially in the teaching-learning process and in the family life in high school adolescents? To carry out the study, the specific objectives were: i) to get up the probable benefits and the probable risks arising from the use of mobile devices; ii) investigate the variables with the potential to alter the adolescents' life in the family and school; and iii) analyze the possible effect of mobile devices on adolescents, considering their family life and school performance. It was based historical elements from the authors: Abreu (2013); Bazzo (2003); Castells (2003); Eisenstein (2013); Estefenon (2013); Feenberg (2010); Gama (1986); Kreimer (2009); Lévy (2010); Linsingen (2003); Neder (2010); Nérici (1973); Pereira (2003); Piletti (1999); Postmann (1994); Setzer (1996); Tapscott (2010); Vicente (2005); and Vieira Pinto (2005). The methodological classification of the research, as to the nature and the practical purpose, was descriptive, and from the point of view of its purpose, was predominantly explanatory, the study used the conception of the survey in the form of approach of the problem, and the methodology used for the Treatment was of mixed methods. The research employed purposely stratified sampling and sampling of randomly selected strata; and for each stratum the simple random sampling was used. The application of the questionnaires in the public high school was for 85 students, 24 parents and 9 teachers; and the private high school went to 76, 26 and 11 respectively. The study indicated that the effects of mediation of mobile devices largely converge on certain negative aspects rather than on positive aspects. Particularly about the risks arising from the intensity and the way in which mobile devices are used, such as the tendency of the devices to arouse the sedentary lifestyle and the risks related to health especially of adolescents, related to posture, vision, hearing and sleep. In addition, there are risks with the radiation emitted by the mobile devices and with the incorrect discard of the mobile devices in disuse. Still, the study pointed out that a greater use of mobile devices, it was reflected in a slight reduction in the grade, motivated by the poor use of devices in the teaching-learning process.
Keywords: Family. High school. Mobile device. Teenager.

Lista de publicações:

KOBS, F. F.; CASAGRANDE JUNIOR, E. F. . O papel das tecnologias digitais na educação: perspectivas para além dos muros da escola. Revista de Ciências da Educação, v. 34, p. 41-73, 2016.