Você está aqui: Página Inicial > Defesas > PPGTE (Doutorado): Joao Mansano Neto
conteúdo

PPGTE (Doutorado): Joao Mansano Neto

por vaniagalliciano publicado 31/08/2018 10h41, última modificação 31/08/2018 10h41
A ocupação de espaços digitais para divulgação de tema transversal em ambiente virtual de aprendizagem na UTFPR: uma abordagem complexa
Quando
24/04/2014
de 09h00 até 13h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala C-301
Pessoa de contato
Participantes
Profa. Maclovia Corrêa da Silva, Dra. - Orientadora UTFPR
Banca examinadora:
Profa. Maclovia Corrêa da Silva, Dra. - Presidente UTFPR
Profa. Marilda Aparecida Behrens, Dra. - PUCPR
Profa. Dulce Regina Baggio Osinski, Dra. - UFPR
Profa. Laíze Márcia Porto Alegre, Dra. - UTFPR
Prof. Carlos Cziulik, Dr. - UTFPR
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: Este trabalho trata da ocupação de espaços digitais para divulgação de tema transversal em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sob uma abordagem complexa, com viés transdisciplinar. O objetivo geral deste trabalho de investigação foi estruturar o processo de inserção de elemento digital, de divulgação e motivação para a inclusão de tema social em textos didáticos de cursos postados no AVA Moodle, do Câmpus Curitiba da UTFPR. Para isto foi realizado um diagnósticos dos cursos para seleção dos materiais didáticos e a averiguação, nos mesmos, de incidência transdisciplinar do tema Educação Ambiental. A pesquisa de campo foi encerrada com um estudo sobre o processo de desenvolvimento e inserção de objeto virtual para divulgação da Lei da Educação Ambiental nos cursos selecionados. O experimento prático complementou a pesquisa bibliográfica e permitiu uma apreciação teórica qualitativa a partir de técnicas subjetivas de Análise de Conteúdo para o levantamento das informações. Os resultados mostraram uma pequena adesão à prática transdisciplinar por meio da inserção de orientações sobre o tema social. A pesquisa confirmou a utilidade e a viabilidade de ocupação de espaços digitais dos cursos, com objeto virtual de sugestão transdisciplinar.
Palavras-chave: tecnologia na Educação; espaços virtuais; Educação ambiental; complexidade; transdisciplinaridade.

The usage of digital spaces to disclose a transverse theme through a Virtual Learning Environment at UTFPR: a complexity based approach

Abstract: This research deals with the approaches for using the digital spaces for to expose a transverse theme by employing a virtual learning environment (VLE) at Federal University of Technology-Paraná State (UTFPR), from a complexity approach point of view and a transdiciplinarity focus. This investigation aims at structuring the process for developing and inserting a digital element, for disclosing and motivating the inclusion of a social issues inside course syllabus that are posted in the VLE Moodle, available at UTFPR-Campus Curitiba. For that, a field survey on the courses ready to use from Moodle was conducted. A set of syllabus in which the Environmental Education theme (that should be addressed by a trasnsdiciplinarity approach) was identified. Next, a thorough study over the the demands and requirements for developing and inserting a virtual object for exhibiting the Environmental Education Law in the selected courses was performed. The results from an experiment coupled with a literature review allowed to produce a qualitative reasoning, by means of Content Analysis Technique, to gather and manage the information collected. The obtained results indicated that the transdiciplinary practices area in their early stages, mainly those related to a social theme. The investigation confirmed that the digital spaces available in VLE courses, connected with virtual objects that suggest transdisciplinarity, are feasible and can be useful in a University with focus on technology.
Keywords: Technology in Education; virtual spaces; Environmental education; complexity; transdisciplinarity.

Lista de publicações:

MANSANO NETO, Joao; SILVA, Maclovia C. Sociologia, tecnologia e sociedade. In. 12o. SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA (SNHCT), Salvador:SBHC, Anais...Salvador, 2010. CD-ROM. 

MANSANO NETO, Joao; SILVA, Maclovia C. Novas tecnologias e educomunicação para educação ambiental. In: IV SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (SENEPT). Belo Horizonte: CEFET- MG. Anais... Belo Horizonte, 2010.Disponível em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2010/Artigos/GT10/NOVAS_TECNOLOGIAS.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2014. 

MANSANO NETO, Joao; SILVA, Maclovia C. Educação moderna e o uso da tecnologia: uma visão crítica. Revista Educação e Tecnologia. UTFPR. Curitiba, 2012. 

MENEGUZZO, Cátia R; MANSANO NETO, Joao; SILVA, Maclovia C. Compatibilidade entre formação e trabalho nas áreas tecnológicas. Revista Intersaberes Curitiba, 2014. Submissão de artigo, em avaliação.