Você está aqui: Página Inicial > Defesas > PPGTE (Doutorado): Joelma Zambão Estevam
conteúdo

PPGTE (Doutorado): Joelma Zambão Estevam

por vaniagalliciano publicado 10/09/2018 12h13, última modificação 10/09/2018 12h13
Arte, museu, educação: Uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social
Quando
14/03/2016
de 13h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala C-301
Pessoa de contato
Participantes
Profa. Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Dra. Orientadora - UTFPR
Banca examinadora:
Profa. Marilda Lopes Pinheiro Queluz, Dra. Presidente - UTFPR
Profa. Adriane Hernandez, Dra. - UFRGS
Profa. Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta, Dra. - UFPR
Prof. José Eliézer Mikosz, Dr. - UNESPAR
Profa. Luciana Martha Silveira, Dra. - UTFPR
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as estratégias e mediações utilizadas pelos museus Oscar Niemeyer e de Arte Contemporânea, em Curitiba, e Pinacoteca e Museu de Arte Moderna de São Paulo, para aproximar o público da arte. Reconhece que o hiato existente entre ambos e que se reflete na baixa visitação aos museus de arte é resultado de construções ideológicas dominantes – as tecnologias de controle social – construídas historicamente para manter o controle de quem possui o poder econômico sobre os demais, sejam pessoas, como no caso da apreciação artística, ou países, como o que acontece com a tecnologia. Apresenta também algumas possibilidades de subversão deste controle, que ocorrem especialmente pelo fato de o ser humano ser criativo e interpretativo. Por fim, observa que o trabalho realizado pelos setores educativos dos museus para atrair diferentes públicos às instituições é bastante relevante e comprometido. Em relação aos materiais didáticos elaborados e distribuídos aos visitantes, entretanto, constatou-se a necessidade de alguns ajustes para que estes se comuniquem melhor com os visitantes e contribuam, de fato, para desconstruir a ideia de museu como um espaço elitizado e disponível apenas a alguns poucos privilegiados.
Palavras-chave: Museu. Arte. Tecnologia. Poder.

Art Museum, education: a necessary integration in overcoming the social control technologies.

Abstract: This research aims to reflect on the strategies and mediation used by Oscar Niemeyer and Museum of contemporary art, in Curitiba, and Pinacoteca and Museum of modern art of São Paulo, to approximate audience of art. Recognizes that the gap between the two and that is reflected in the low visitation to art museums is the result of social control technologies historically elaborate and maintained to keep track of who has economic power over others , are people , as in the case of artistic appreciation, or countries, such as what happens with technology.It also presents some possibilities of subversion of this control , which occur especially because the human being creative and interpretive. Finally, it notes that the work carried out by the educational sectors of museums to attract different audiences is very relevant institutions and committed. With regard to teaching materials prepared and distributed to visitors, however, the need for some adjustments so that they communicate better with visitors and contribute, in fact, to deconstruct the idea of the Museum as an elite space and available only to a few privileged.
Keywords: Museum. Art. Tecnology. Power.

Lista de publicações:

ESTEVAM, Joelma Zambão; FERREIRA, Luciana. Sr. E Sra. Andrews: Um pequeno retrato a óleo da sociedade inglesa do século XVIII. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICA, 21, 2012, Rio de Janeiro. Universidade estadual do Rio de Janeiro.

ESTEVAM, Joelma Zambão; QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro. O espectador como coautor. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CULTURA, 1, 2013, São Paulo. Anais. São Paulo: Editora EACH, 2013.

ESTEVAM, Joelma Zambão; QUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro. A tecnologia e a democratização de imagens artísticas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 5, 2013, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

ESTEVAM, Joelma Zambão. Educação museal e a formação de um apreciador mais autônomo. In: SIMPÓSIO DE ARTE-EDUCAÇÃO, 11, 2014, Universidade Estadual do Centro-Oeste.