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PPGTE (Doutorado): Mayara Cristina Pereira Yamanoe

por ppgte-ct publicado 13/11/2018 09h57, última modificação 13/11/2018 09h57
Formação para o Trabalho, pelo Trabalho e para além do Trabalho: análise dos processos formativos de Programadores de Software da Região Sudoeste do Paraná
Quando
23/03/2018
de 08h30 até 12h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala C-301
Pessoa de contato
Mário Lopes Amorim
Participantes
Prof. Mário Lopes Amorim, Dr. Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Mário Lopes Amorim, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. Luiz Ernesto Merkle, Dr. - UTFPR
Prof. Lino Trevisan, Dr. - UTFPR
Profa. Maria Aparecida da Cruz Bridi, Dra. - UFPR
Prof. Celso João Ferretti, Dr. - CEDES
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Resumo: Essa pesquisa teve por objetivo central analisar a formação dos programadores de software do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação (TI), da região sudoeste do Paraná. Considerando a emergência desse setor a partir da década de 1990 no Brasil e, posteriormente, seu fortalecimento na região sudoeste do Estado do Paraná na última década, esforços foram empreendidos na constituição de processos formativos para o atendimento das demandas de qualificação da força de trabalho no setor. Atrelada à existência do APL, a oferta de cursos de graduação em instituições públicas e privadas da região nos levaram a considerar os processos formativos na área de Tecnologia da Informação um objeto a ser explorado, especialmente a partir de uma perspectiva dos estudos de trabalho e educação, perpassando os estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Diante disso, buscamos entender como é realizada a formação e qualificação para o trabalho na área, tanto nos cursos de graduação como na própria prática produtiva, analisando a aderência ou não das Instituições de Ensino Superior (IES) às demandas do setor produtivo. Destacamos, ainda, os processos de autoqualificação pelos quais passam os programadores de software, entendidos por nós como ampliação da exploração dessa força de trabalho. Pautados na orientação teórico-metodológica do materialismo histórico dialético, realizamos análise de referências sobre a temática, de documentos orientadores para os cursos de graduação e dos dados obtidos na pesquisa de campo, que contou com questionários e entrevistas com programadores de software da região e entrevistas com coordenadores de cursos de graduação da área de TI.
Palavras-chave: Tecnologia e Trabalho; Tecnologia da Informação; Formação de Programadores de Software; Processos Formativos e Autoqualificação.

Training for Work, Work and Beyond Work: analysis of the training processes of Software Developers of the Southwest Region of Paraná

Abstract: The main objective of this research was to analyze the training of software programmers from the Local Productive Arrangement (APL) of Information Technology (IT), in the southwestern region of Paraná. Considering the emergence of this sector from the 1990s in Brazil and later its strengthening in the southwestern region of the State of Paraná in the last decade, efforts were made in the constitution of formative processes to meet the demands of qualification of the workforce in the sector. Linked to the existence of APL, the offer of undergraduate courses in public and private institutions in the region led us to consider the training processes in the area of Information Technology an object to be explored, especially from a perspective of work and education studies , passing through the studies of Science, Technology and Society. Therefore, we seek to understand how the training and qualification for the work in the area is carried out, both in the undergraduate courses and in the productive practice itself, analyzing the adherence or not of Higher Education Institutions (IES) to the demands of the productive sector. We also highlight the self-qualification processes through which software programmers, understood by us as an expansion of the exploitation of this workforce, pass. Guided by the theoretical-methodological orientation of the dialectical historical materialism, we carried out an analysis of references on the subject, of guiding documents for the undergraduate courses and of the data obtained in the field research, which included questionnaires and interviews with software programmers from the region and interviews with coordinators of undergraduate IT courses.
Keywords: Technology and Work; Information Technology; Training of Software Developers; Formative processes and self-qualification.

Lista de publicações:

YAMANOE, Mayara Cristina Pereira; AMORIM, Mário Lopes. Concepções de tecnologia e programadores de software: os estudos CTS e sua ausência na formação de trabalhadores de tecnologia da informação. In: Revista Tecnologia e Sociedade. Curitiba, Paraná, Brasil.

YAMANOE, Mayara Cristina Pereira; AMORIM, Mário Lopes. Formação de trabalhadores de tecnologia da informação: orientações das diretrizes curriculares para os Cursos da Área de Computação e Informática e dos currículos de referência da SBC e a concepção de tecnologia. In: Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.