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PPGTE (Doutorado): Rodrigo Barbosa e Silva

por vaniagalliciano publicado 19/09/2018 16h24, última modificação 19/09/2018 16h24
Para além do movimento maker: Um contraste de diferentes tendências em espaços de construção digital na Educação
Quando
31/08/2017
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala Q- 304
Pessoa de contato
Participantes
Prof. Luiz Ernesto Merkle, Dr. Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Luiz Ernesto Merkle, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. Nestor Cortez Saavedra Filho, Dr. - UTFPR
Prof. André Luís Alice Raabe, Dr. - Univali
Prof. Rafael de Almeida Evangelista, Dr. - Unicamp
Profa. Roseli de Deus Lopes, Dra. - USP
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Resumo: Com o recente crescimento do interesse educacional em atividades manuais baseada em tecnologias digitais, espaços de construção começam a fazer parte de projetos educacionais públicos e privados no país. Estes espaços são planejados, construídos e executados seguindo tendências transnacionais de construção digital. Esta tese contrasta propostas maker baseadas em FabLabs, na Make Media, em críticas à tecnoutopia californiana e no FabLearn com objetivo de compreender as origens, objetivos e implicações de cada uma dessas diferentes propostas de tecnologias para a Educação. Considerando a sub-teorização do movimento maker em geral, que privilegia o fazer, esta tese apresenta conceitos de tecnologia baseado em Álvaro Vieira Pinto, de práxis e liberdade em Paulo Freire, e de bases social da técnica no campo de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Trata-se de uma pesquisa descritiva de fatos e fenômenos em voga na tecnociência e educação brasileiras. Os resultados alcançados são uma abordagem crítico-reflexiva das diferentes vertentes maker, o contraste entre diferentes propostas de construção digital, uma contribuição a propostas progressistas de educação e a valorização e expansão da obra de pensadores nacionais de Educação e tecnologias. Conclui-se que a proposta FabLearn é condicente com ideias freirianas para Educação e que parte da falta de embasamento teórico do movimento maker em geral pode ser preenchida pelo pensamento filosófico de Álvaro Vieira Pinto e educacional de Paulo Freire, em uma perspectiva emancipatória e inclusiva da sociedade.
Palavras-chave: Vieira Pinto, Freire, FabLearn.

Beyond the maker movement: A contrast of different trends in digital construction spaces in Education

Abstract: As a result of the growing public interest in hands-on activities in Education, spaces dedicated to construction based on digital resources are taking part of public and private educational projects in Brazil. These spaces are planned, built and executed under transnational trends of digital construction. This Ph.D. thesis contrasts maker proposals, e.g. FabLabs, Maker Media, criticism to the Californian tecnoutopia, and FabLearn, in order to comprehend the origins, aims and implications of each one of these distinct proposals of technologies in Education. One considering the under-theorization of maker movement in general, assuming that it privileges the making, this thesis presents concepts of technology based on Alvaro Vieira Pinto, and praxis and freedom on Paulo Freire’s work, along a discussion of social basis of techniques on Science, Technology and Society Studies. It is a descriptive research about facts and phenomenons of an ongoing debate about Brazilian technoscience and education. As results, it presents firstly a critical reflexive approach of diverse maker proposals, secondly a contribution to progressive education discussions, and thirdly the enrichment and expansion of national thinkers’ theories on technology and education. It concludes that FabLearn is consistent with Freire’s ideas of progressive education, and part of the theoretical gap of maker movement can be filled in by Alvaro Vieira Pinto’s philosophical and Paulo Freire’s educational thoughts, both based on and emancipator y and inclusive perspective of society.
Keywords: Vieira Pinto, Freire, FabLearn

Lista de publicações:

SILVA, Rodrigo Barbosa; MERKLE, Luiz Ernesto. FabLearn, FabLab, MakerEd, Experimental Laboratories: towards a discussion of a theory of maker education from a brazilian perspective. In LIM, K. Y T. Landscapes of Participatory, Modding and Hacking: maker culture and makerspaces. UK, 2017.