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PPGTE (Doutorado): Rosângela de Fátima Stankowitz

por vaniagalliciano publicado 20/11/2018 15h51, última modificação 20/11/2018 15h51
Gestão de ideias: estrutura de referência para inovação aberta
Quando
05/12/2014
de 09h00 até 13h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Sede Centro: Sala A-306
Pessoa de contato
Participantes
Prof. Hélio Gomes de Carvalho, Dr. Orientador UTFPR
Profa. Faimara do Rocio Strauhs, Dra. Co-orientadora UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Hélio Gomes de Carvalho, Dr Presidente UTFPR
Prof. Carlos O. Quandt, Dr. PUC
Prof. Heitor José Pereira, Dr. FGV-EAESP
Prof. Decio Estevão do Nascimento, Dr. UTFPR
Prof. Luis Maurício Resende, Dr. UTFPR
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Resumo: A inovação é complexa devido às constantes mudanças tecnológicas dos produtos. Porém, é uma condição de sobrevivência e competitividade para as empresas que conscientes disso buscam ideias para inovar. Assim, ferramentas e métodos sistematizados são incorporados ao processo de inovação para fortalecer a sua capacidade. A gestão de ideias tem a função de captar ideias para fomentar esse processo. A vista disso, o objetivo desta pesquisa é propor uma estrutura de referência para a captação de ideias com ações de inovação aberta. Para a construção do refencial teórico foi feita uma ampla pesquisa bibliográfica, com a análise bibliométrica e sistêmica no tema. A partir do refencial, elaborou-se uma estrutura de referência conceitual que deu origem ao questionário para verificar como as empresas brasileiras gerenciam as ideias para inovação. Enviado via web, o questionário foi respondido por coordenadores de projeto e gerentes de P&D de 12 empresas industriais brasileiras de médio e grande porte. O instrumento abordou quatro fases: captação, seleção, avaliação e pré-desenvolvimento das ideias. A partir da estrutura conceitual e empírica, foram selecionados, por acessibilidade, um segundo grupo de 12 gestores de inovação para entrevista gravada e validação da estrutura. Foi enviado aos gestores, via e-mail, o mesmo questionário do primeiro grupo, para preenchimento e ciência do assunto. Na entrevista, a estrutura de referência foi apresentada aos gestores e estes foram questionados se a mesma atendia a necessidade da empresa. Por fim, o terceiro questionário, contendo as quatro fases do primeiro, foi respondido de forma presencial para identificar o nível de importância das variáveis. Os objetivos da pesquisa classificam-se como exploratórios e descritivos. A natureza é aplicada, com abordagem predominantemente qualitativa, utilizando como método, a pesquisa de campo. Os principais resultados mostram que as fontes de ideias mais utilizadas são os clientes, feiras de exposição e concorrentes. O filtro inicial é feito pela qualidade da descrição, similaridade e aderência ao escopo da empresa. Os critérios de avaliação relacionam-se ao aumento da competitividade, benefício ao cliente e potencial de retorno financeiro. O reconhecimento e/ou recompensa é através de um percentual de retorno do produto e prêmios. No pré-desenvolvimento, as empresas internalizam as novas ideias com o licenciamento de tecnologias de terceiros buscando capital externo para financiar o desenvolvimento. Embora as estratégias sejam diferenciadas, evidencia-se a importância de processos sistematizados de gestão de ideias para identificação de oportunidades de inovação, seja no ambiente interno ou externo à empresa.
Palavras-chave: Gestão da inovação. Gestão de ideias. Inovação aberta.


Idea Management: reference framework for open innovation


Abstract: Innovation is complex due to the constant technological changes of products. However, it is a condition of survival and competitiveness for companies that conscious seeking ideas to innovate. Thus, tools and systematic methods are incorporated into the innovation process to strengthen its capacity. The idea management has the function of capturing ideas to foster this process. Therefore, the aim of this research is to propose a framework of reference for capturing ideas with actions open innovation. For the construction of the theoretical reference was made a broad bibliographic research, with the bibliometric and systemic analysis on the subject. From references, elaborated a conceptual framework that gave rise to the questionnaire to check how Brazilian companies manage the ideas for innovation. Sent via web, the questionnaire was answered by project coordinators and managers of R & D 12 Brazilian firms medium and large. The instrument addressed four phases: collection, selection, appraisal and pre-development of ideas. From the conceptual and empirical framework, were selected by accessibility, a second group of 12 managers of innovation to interview recorded and design validation. Sent by managers via email the same questionnaire in the first group to fill and science of the subject. In the interview, the reference structure was presented to the managers and they were asked whether it met the need of the company. Finally, the third questionnaire, containing the four phases of the first was answered in person for identify the level of importance of the variables. The research objectives are classified as exploratory and descriptive. Nature is applied, with a predominantly qualitative approach, using such method, the field research. Results show that the most frequently used sources of ideas are customers, competitors and trade exposure. The initial filter is made by the quality of the disclosure, the tack similarity and scope of the company. The evaluation criteria are related to increased competitiveness, customer benefit and potential financial return. The recognition and / or reward is through a percentage of product return and awards. In the pre-development firms internalize new ideas with the licensing of third-party technologies seeking external capital to finance development. Although the strategies were differentiated, the importance of systematic processes of idea management to identify opportunities for innovation it is evident in the enterprise environment, either internal or external; Seleção de um referencial teórico de pesquisa e análise bibliométrica para gestão de ideias na inovação aberta por meio de programas de sugestões;
Keywords: Innovation management. Ideas Management. Open innovation.


Lista de publicações 

Periódicos: Percepción de Los Estudiantes de Ingenieira, Tecnología y Curso Tecnico sobre Responsabilidade Social;  Suggestions Program as support to the Cleaner Production for profitability and optimization of the organizational processes; Colaboração como fator decisivo para a evolução histórica da gestão;Ciência, Tecnologia e Sociedade: uma revisão teórica empírica.

Livros: Gestão de ideias; Gestão do Conhecimento nas Organizações.

Congressos: UNIVERSITY, BUSINESS AND GOVERNMENT INTERACTION: A CASE STUDY OF THE INNOVATION AGENCY OF THE FEDERAL TECHNOLOGICAL UNIVERSITY OF PARANÁ'S TRAINING PROGRAM UTFINOVA PROJECT; Capacitação para empresários do Paraná e Mato Grosso do Sul em empreendedorismo inovador: programa UTFinova;

GOOGLE DOCS: INSTRUMENTO DE PESQUISA ACADÊMICA E ORGANIZACIONAL PARA O COMPARTILHAMENTO DE NOVOS CONHECIMENTOS;

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA EMPRESÁRIOS DO PARANÁ E MATO GROSSO DO SUL EM EMPREENDEDORISMO INOVADOR: CASO UTFINOVA; Cultura Organizacional e a Geração de Ideias Inovadoras para os Programas de Sugestões.