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PPGTE (Doutorado): Rozane de Fátima Zaionz da Rocha

por ppgte-ct publicado 13/11/2018 09h52, última modificação 13/11/2018 09h52
A tecnologia no processo ensino-aprendizagem na percepção dos professores das escolas de tempo integral da rede pública municipal de Curitiba
Quando
29/03/2018
de 10h00 até 14h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala C301
Pessoa de contato
Prof. Herivelto Moreira
Participantes
Banca examinadora:
Prof. Herivelto Moreira, Dr. Presidente - UTFPR
Profa. Marília A. Amaral, Dra. - UTFPR
Profa. Veronica Branco, Dra. - UFPR
Profa. Joana Paulin Romanowski, Dra. - PUC PR
Prof. Edemilson Jorge Ramos Brandão, Dr. - UPF
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Resumo: O objetivo geral deste estudo foi analisar o papel da Tecnologia da Informação e Comunicação no processo ensino e aprendizagem na percepção dos professores das escolas de tempo integral da rede pública municipal de Curitiba. O referencial teórico deste estudo baseou-se no determinismo e na teoria crítica e as implicações dessas teorias para a sociedade; também discute a escola e a tecnologia, ou seja, a escola como elemento participante da sociedade consumidora e produtora de tecnologias; a formação de professores para o uso das novas tecnologias com os alunos e questões relacionadas às escolas que ofertam ampliação do tempo de permanência/dia nesse ambiente. Este estudo é uma pesquisa de métodos mistos e foi adotado um delineamento misto sequencial exploratório composto de duas fases: uma primeira fase com abordagem qualitativa e uma segunda fase com abordagem quantitativa. A escolha da abordagem qualitativa para iniciar o estudo se deu em virtude de ser uma abordagem oportuna para investigar situações cotidianas em um novo contexto. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual semiestruturada (conversação gravada e depois transcrita, tendo apenas um roteiro inicial com perguntas abertas) realizada com quinze professores de diferentes escolas localizadas em oito regionais no município de Curitiba. Da análise dos dados emergiram quatro categorias: formação de professores – inicial e continuada; uso da tecnologia em sala de aula; dificuldades encontradas pelos professores no uso da tecnologia e também as implicações da tecnologia nas escolas de tempo integral. A segunda fase do estudo aprofundou o resultado da primeira fase. Na abordagem quantitativa foi utilizado o delineamento do tipo levantamento e contou com amostra maior composta de duzentos e dez professores que ministram aulas em escolas de tempo integral em oito regionais do município de Curitiba. O instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por um conjunto de escalas de cinco pontos do tipo Likert para avaliar diferentes aspectos da utilização da tecnologia no contexto das escolas de tempo integral. Esse instrumento foi validado por especialistas da área e testado em estudo-piloto com trinta e cinco professores de trinta e cinco diferentes escolas de tempo integral.Os itens para a elaboração do questionário emergiram da análise dos resultados obtidos na primeira fase do estudo. Desses itens, cinco blocos foram organizados e trataram sobre a formação inicial dos professores, apropriação da tecnologia, confiança dos professores na tecnologia, estrutura das escolas e frequência das atividades baseadas na tecnologia. Os dados quantitativos foram submetidos à estatísticas de análise descritiva dos dados (distribuição de frequência, média e desvio padrão), análise não-paramétrica (Kruskal- Wallis e Mann-Whitney), comparação de escores médios, análise fatorial e análise Multivariada de Variância – (MANOVA - Multiple Analysis of Variance). A integração dos resultados mostrou que a formação inicial dos professores sofreu mudanças históricas no tempo e no espaço. Em relação a formação continuada, as evidências mostram que os temas trabalhados nos cursos oferecidos pela mantenedora não convergem com o tema tecnologias, ou seja, são abordados separadamente. Os dados também mostram que há divergência entre os professores no que diz respeito o uso da tecnologia nas escolas de tempo integral, ou seja, há professores que consideram que os alunos matriculados em tempo integral têm mais acesso às tecnologia, como também, demonstram apresentar melhor oralidade e argumentação em relação aos alunos que ficam em tempo regular. Outros professores consideram que a ampliação da jornada diária não implica em maior acesso à tecnologia e melhor desempenho no processo ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Tecnologia. Educação em tempo integral. Formação de professores. Apropriação da tecnologia.

Information and communication technologies in full-time schools in the public municipal network of Curitiba-PR

Abstract: The objective of the study was to analyze the role of Technology in the teaching and learning process according to the perception of teachers of full-time schools from the public municipal network of Curitiba.  The theoretical framework of this study was based on determinism and in critical theory, as well as on the implications of these theories for society; it also discusses the school and the technology, i.e., the school as a participant element of the technology producing and consuming society; the training of teachers for the use of new technologies with students and issues related to schools that offer extension of the time of permanence/day in this environment. The methodology used was the exploratory sequential mixed design consisting of two phases: a first phase with a qualitative approach and a second phase with a quantitative approach. The qualitative approach was chosen to start the study for being a timely approach to explore in more depth situations in a new context. The technique for data collection was a semi-structured individual interview (conversation recorded and then transcribed, featuring only one initial roadmap with open questions) performed with fifteen teachers from different schools located in eight regional boards in the municipality of Curitiba. From the data analysis, four categories emerged: teacher training - initial and continuing; the use of technology in the classroom; the difficulties faced by teachers in using the technology and also the implications of technology in full-time schools. In the second phase, a descriptive research of the quantitative survey type was used. The option to perform a quantitative phase was to allow the analysis in a larger scale than the qualitative approach. The sample was composed of two hundred and ten teachers, who teach classes in full-time schools, from eight regional boards of the municipality of Curitiba. The data collection instrument was a questionnaire consisting of a set of five-point scales of the Likert type to assess the different aspects of the use of technology in the context of full-time schools. The items to prepare the questionnaire emerged from the analysis of the results obtained in the first phase of the study. The instrument was validated by experts in the field and tested in a pilot study with thirty-five teachers from thirty-five different full-time schools. From this process, the final questionnaire consisted of five blocks that dealt with the initial training of teachers, appropriation of technology, teachers' confidence in the technology, school structure and the frequency of activities based on technology.  The quantitative data was then submitted to descriptive statistical analysis (distribution of frequency, mean and standard deviation), non-parametric analysis (Kruskal-Wallis and Mann-Whitney), comparison of means scores, factor analysis and MANOVA - Multiple Analysis of Variance. The main results showed that the initial training of teachers has undergone historic changes in time and space. In relation to continuing training, the evidence showed that the topics addressed in courses offered by the maintainer do not articulate with the technologies topic, i.e., they are addressed separately. The data also showed that there is disagreement among teachers with respect to the use of technology in full-time schools, since there are teachers who believe that students that are enrolled in full-time programs have more access to technology, as well as display greater speaking and argumentation skills when compared to those under standard-time programs. Other teachers believe that the extension of daily hours does not imply greater access to technology and improved performance in the teaching and learning process. The different perceptions by part of teachers in regards to the teaching-learning process of students from full-time schools have also shown that the extension of time in which children remain in school does not bring relevant implications in learning.

Key-words:  Technology. Full-time education. Teacher training. Ownership of Technology.

Lista de publicações:

MOREIRA, Herivelto. LUZ, Samoara Viacelli da. ROCHA, Rozane de Fátima Zaionz da. KOLBE JUNIOR, Armando. Pedagogical Practice in Engineering Courses: Students’ Contribution. Macrothink Institute. International Journal of Education, 2015, vol. 7, n. 2, p 293-305. ISSN 1948-5476. http://dx. doi:10.5296/ije.v7i2.7503 URL: http://dx.doi.org/10.5296/ije. v7i2.7503.

ROCHA, Rozane de Fátima Zaionz da. MOREIRA, Herivelto. Escolas públicas do município de Curitiba: as novas tecnologias nas escolas tempo integral. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.1, p. 350-370, 2017 .ISSN: 1982-5587. http://dx.doi.org/10.21723/ riaee.v12.n1.8476

ZAIONZ, Rozane. MOREIRA, Herivelto. Formação continuada de professores os desafios das novas tecnologias. REDIVI - Revista de Divulgação Interdisciplinar Virtual do Núcleo das Licenciaturas, v. 4, n. 1, 2016. http://siaiap32.univali.br/ seer/index.php/redivi/article/ download/9728/5468

ROCHA, Rozane de Fátima Zaionz da. Tecnologia no contexto das escolas públicas de tempo integral no município de Curitiba. III Seminário Internacional de Representação Social, Subjetividade e Educação. XIII EDUCERE, IV SIRSSE, VI SIPD, Cátedra UNESCO, Eixo 12, Educação e Tecnologia, 2017. (Trabalho aceito para apresentação no período de 28 a 31 de agosto de 2017, PUCPR)