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PPGTE (Doutorado): Vera Lucia Didonet Thomaz

por vaniagalliciano publicado 04/09/2018 11h53, última modificação 04/09/2018 11h53
Objetos de pesquisa em artes plásticas: documentos poéticos e relatórios imaginais
Quando
06/03/2015
de 14h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala B-205
Pessoa de contato
Participantes
Profa. Luciana Martha Silveira, Dra. Orientadora UTFPR
Banca examinadora:
Profa. Luciana Martha Silveira, Dra. Presidente UTFPR
Profa. Ângela Maria Rubel Fanini, Dra. UTFPR
Prof. Key Imaguire Junior, Dr. UFPR
Profa. Maria Virginia Gordilho Martins, Dra. UFBA
Profa. Rosane Kaminski, Dra. UFPR
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Resumo: Se a armazenagem do que existiu e foi fotografado na paisagem urbana possibilitou a inclusão do que se tornou visível nos artefatos nominados Documentos poéticos, no acervo artístico do Museu de Arte do Rio Grande do Sul; em contraste, propiciou a organização dos Relatórios imaginais correspondentes à Coleção Objetos de pesquisa em artes plásticas, os quais existem, foram fotografados e incorporados ao acervo do Museu Paranaense pelo viés histórico. Este princípio metodológico para estruturar a investigação sobre o gesto fotográfico como ato criativo em espaços transitórios e as ações museológicas praticadas por seres humanos em relação com objetos circundantes assegurou inteligentes níveis de interação neste duradouro work in progress. As noções de ‘transitoriedade’, encontrada na Origem do drama barroco alemão; do ‘progresso’ e da ‘atualização’, no Livro de los pasajes, em que estão dispostos, respectivamente, os papéis dos “rollos” D [El tedio, eterno retorno] e N [Teoría del conocimiento, teoría del progreso], obras de Walter Benjamin (1892-1940), são colocadas em movimento dialético com a ‘fenomenologia’ e a ‘comunicação’, de Vilém Flusser (1920-1991), em Los gestos: de fotografiar entre distintos de ‘buscar’ a relação concreta entre o ‘sujeito conhecedor’, o ‘objeto cognoscível’ e a adaptação entre ambos, dando sentido ao que ‘move o observador’. Para novos modos de concretizar, ver e refletir sobre a arte, o progresso científico a partir da dúvida, no presente, a noção de ‘espaço’ como resultado da ligação ação-objeto-sujeito com a totalidade, vem da obra A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção, de Milton Santos (1926-2001).
Palavras-chave: Work in progress. Artefatos. Objetos. Fotografia.

Objects for research in fine arts: poetic documents and imaginal, reports

Abstract: As the storage of what existed and was photographed in the urban landscape allowed the inclusion of what has become visible in artifacts nominated Poetic documents in the artistic Museum of Art in Rio Grande do Sul; in contrast, it has allowed for the organization of Imaginal reports corresponding to the Collection Objects for research in fine arts), which exist, and were photographed and incorporated into the collection of the Paranaense Museum at historical bias. This methodological principle to structure research on the photographic gesture as a creative act in transitional spaces and museum actions taken by humans in relation to surrounding objects has assured intelligent interaction levels in this lasting work in progress. The notions of ‘transience’, found in the German baroque drama Origin; of ‘progress’ and ‘updating’ in the Book de los pasajes, in which are displayed, respectively, the roles of "rollos" D [El tedio, eterno retorno] and N [Teoría del conocimiento, teoría del progreso], works of Walter Benjamin (1892-1940), are placed in dialectical movement with the ‘phenomenology’ and ‘communication’, by Vilém Flusser (1920-1991), in Los gestos: of photographing between differences of ‘searching for’ the specific relationship between the ‘knowledgeable subject’, the ‘knowable object’ and the adaptation between them both, giving meaning to what ‘moves the observer’. For new ways of realizing, seeing and reflecting on the art, scientific progress born in the doubt, currently, the notion of ‘space’ as a result of the binding action-object-subject in their totality, comes from A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção (The nature of space: technique and time, reason and emotion), by Milton Santos (1926-2001).
Keywords: Work in progress. Artefatos. Objetos. Fotografia.

Lista de publicações:

THOMAZ, D.; SILVEIRA, L. M. Dialética para responder às demandas da época. Work in progress. Linguagem poética. Contexto da ciência e tecnologia. In: Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais Art&Sensorium, v. 1, p. 15-30, 2014. Editor José Eliézer Mikosz. Curitiba: EMBAP/UNESPAR. ISSN 2358-0437. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/sensorium/article/view/4/196
 
THOMAZ, Didonet. A queda do observatório: perda do ponto de vista fotográfico e a Coleção. In: Simpósio 11. Arte e ciência: a natureza transdisciplinar da preservação. (Coord.). Yacy-Ara Froner Gonçalves; Idanise Sant'Ana Hamoy. In: Ecossistemas Artísticos. Anais do XXIII Encontro Nacional da ANPAP. (Coord. Geral). Lucia Gouvêa Pimentel (EBA/UFMG). Belo Horizonte: ANPAP, 2014, v. 1, p. 3509-3525. ISSN 2175-822. Disponível em:
http://www.anpap.org.br/anais/2014/ANAIS/simposios/simp%C3%B3sio11/Didonet%20Thomaz.pdf
 
THOMAZ, D.; SILVEIRA, L. M. Documentos poéticos contemporâneos. In: Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, v. 4, n. 8, nov. 2014, p. 82-100. Editora-chefe Yacy-Ara Froner Gonçalves. Belo Horizonte: EBA/UFMG. ISSN 1982-9507; ISSN 2238-2046. Disponível em: http://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/207/125