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PPGTE (Mestrado): Adilson Gil Tavares

por ppgte-ct publicado 30/10/2018 10h55, última modificação 19/11/2018 15h53
A Avaliação nas Disciplinas de Composição do Curso Técnico em Desenho Industrial do CEFET-PR- A Difícil Convivência entre a Objetividade e a Subjetividade
Quando
21/05/2001
de 14h30 até 17h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sala C301 do CEFET-PR
Pessoa de contato
Dr. Carlos Alberto Faraco
Participantes
Dr. Carlos Alberto Faraco (Orientador)
Drª. Sonia Ana Leszczynski
Drª. Léa Depresbiteris
Drª. Helena Gemignani Peterossi
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Resumo: Esta dissertação é resultado de pesquisa bibliográfica, documental, de campo e das análises e reflexões sobre as ações e práticas avaliativas das disciplinas de Composição 5 e 6 no âmbito desse curso e tem como objetivo principal realizar análises e reflexões sobre as ações e práticas de avaliação adotadas pelos docentes dessas disciplinas, bem como sua fundamentação teórica, didática e pedagógica; sobre a adoção de critérios e a reprodução do sistema de avaliação. Os principais pontos abordados e que contribuíram de forma decisiva para o aprofundamento das reflexões sobre impactos, influências e reestruturações que o ensino de ofícios e técnico profissional sofreram ao longo de sua trajetória, consequentemente, influenciando as formas de avaliação são: o resgate histórico da avaliação, a coletânea de conceitos sobre elas, os mitos produzidos pela avaliação, a visão e leitura que o avaliador tem da realidade que o cerca. Foram consideradas, ainda, as funções e papéis desempenhados pela avaliação, a partir de correntes pedagógicas e dos distintos currículos, a análise de dados documentais históricos sobre os métodos ensino de ofícios e técnico-profissional. Para tanto, a presente dissertação é constituída de três partes fundamentais. Na primeira se faz a descrição e o levantamento de pontos essenciais da avaliação, como conceitos e mitos produzidos; a avaliação e a relação com o professor; a função e papel da avaliação dentro do currículo e das correntes pedagógicas, o processo do conhecimento, avaliação e controle, a avaliação e medida, e outras classificações dadas à avaliação. Na segunda é feita a abordagem histórica do ensino de ofícios e técnico profissional e das influências sofridas por ele ao longo dos anos, além das formas de avaliação adotadas. Por sua vez a terceira parte apresenta a caracterização do Curso Técnico em Desenho Industrial e da disciplina de Composição 5 e 6, a abordagem sobre a complexidade de avaliar a criatividade e o resultado dessa avaliação. Há, ainda, a análise e comentários da entrevista face-a-face realizada com os docentes. E para concluir a pesquisa, são apresentadas algumas considerações para que se aprofundem as reflexões sobre o processo de avaliação, seu papel e funções no âmbito do ensino técnico profissional e em das disciplinas do Curso Técnico em Desenho Industrial.