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PPGTE (Mestrado): Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho

por vaniagalliciano publicado 31/08/2018 12h15, última modificação 31/08/2018 12h15
Permanência e Abandono Escolar na Educação Profissional: um estudo sobre as instituições federais de Joiniville e Jaraguá do Sul
Quando
11/08/2014
de 09h00 até 11h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala C-301
Pessoa de contato
Participantes
Prof. Nilson Marcos Dias Garcia, Dr. - Orientador UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Nilson Marcos Dias Garcia, Dr. - Presidente UTFPR
Prof. Mario Lopes Amorim, Dr. - UTFPR
Prof. Celso João Ferretti, Dr. - UTFPR
Profa. Monica Ribeiro da Silva, Dra. - UFPR
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Resumo: Apresentam-se resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar, a partir da visão de estudantes e ex-estudantes de cursos técnicos concomitantes e subsequentes na área da indústria, as motivações e razões que justificam ou explicam a sua permanência ou o seu abandono aos respectivos cursos. Fundamentada na concepção do trabalho como categoria central e principio educativo, apoiou-se em referenciais como Marx, Gramsci, Frigotto, Gadotti, Kuenzer e Paulo Freire, assim como em Dubet, Rui Canário, Fornari, Baeta, Dore, entre outros. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, a pesquisa envolveu tanto estudantes permanecentes quanto aqueles que abandonaram cursos técnicos concomitantes e subsequentes em instituições públicas de Joinville e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, no período compreendido entre 2º semestre de 2011 até o final de 2013, através da aplicação de questionários e realização de entrevistas. Responderam ao questionário 270 estudantes permanecentes; dos que haviam abandonado os cursos, 13 responderam aos questionários e 10 concederam entrevistas.  A análise das informações obtidas norteou-se em categorias relativas a fatores internos e externos à escola, a fatores didáticos e pedagógicos e às políticas públicas de apoio à permanência escolar, buscando a relação dialética entre elas Evidencia-se neste trabalho a escassez de pesquisas sobre abandono e permanência escolar, em especial na educação profissional. Os resultados sinalizaram haver uma relação complexa e contraditória entre os motivadores do abandono e da permanência, ora se apresentando como motivadores para a permanência e ora geradores do abandono, destacando-se entre estas aqueles estabelecidos entre os educadores e os estudantes; entre os objetivos escolares e os do mundo do trabalho, entre os compromissos familiares e as exigências escolares. Apontou-se também que as atuais políticas de apoio à permanência nas instituições pesquisadas não são reconhecidas pelos estudantes e identificadas como fundamentais para a permanência escolar, caracterizando-se mais como política e transferência de renda do que incentivo ao estudo. Ficou evidenciado também a necessidade de maiores estudos e pesquisas sobre abandono e permanência na educação profissional.
Palavras-chave: Abandono escolar, Permanência escolar, Educação Profissional, Estudantes Trabalhadores.

Permanency and School Dropout in Professional Education: A Study in Federal Institutions of Joinville and Jaraguá do Sul

Abstract: Presenting the results of research that aimed to analyze, from the perspective of students and ex-students of concomitantand subsequent technical courses in industrial area, motivations and reasons that justify or explain the permanency or abandonment to their curses. Based on the conception of the work as a central category and educational principle, reliedon references to Marx, Gramsci, Frigotto, Gadotti, Kuenzer and Paulo Freire, as well as Dubet, Rui Canário, Fornari, Baeta, Dore, among others. From a qualitative exploratory approach, the research involved both students persevering andwho have dropped the concomitant courses in public institutions in Joinville e Jaraguá do Sul, in Santa Catarina, in the period between the 2nd semester of 2011 until the end of 2013, by the application of questionnaires and interviews. 270persevering students responded to the questionnaire; of the students who had dropped out, 13 responded to thequestionnaire and 10 were interviewed. The analysis of information was guided into categories relating to internal and external to school factors, didactic and pedagogical factors and public policies supporting school permanency, seeking the dialectical relationship between them. It is evidenced in this work the dearth of research on dropout and school permanency, particularly in professional education. The results have signaled there is a complex and contradictoryrelationship between the drivers of abandonment and permanency, sometimes appearing as motivators to stay and other times as drivers of abandonment, standing out among these those established between educators and students; between school goals and the world of work, between family commitments and school requirements. It was pointed out also that the current policies supporting permanency in the surveyed institutions are not recognized by students and identified as criticalfor school permanency, being characterized more like politics and income transfer than incentive to study. It has evidenced the need for further studies and research on the dropout and permanency in professional education.
Keywords: School Dropout, School Permanency, Professional Education, Worker Students

Lista de publicações:

COELHO, A. J. D. P. ; GARCIA, Nilson Marcos Dias . Permanência e evasão escolar em cursos técnicos da área da indústria: um estudo sobre escolas de educação profissional de Joinville/SC. Revista Tecnologia e Sociedade (Online), v. 1, p. 252-262, 2013.


COELHO, A. J. D. P. ; GARCIA, N. M. D. . Permanência e evasão escolar em cursos técnicos da área da indústria: um estudo sobre escolas de educação profissional de Joinviille/SC. In: V TECSOC - Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia, 2013, Curitiba. V TECSOC - Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia. Curitiba: Editora da UTFPR, 2013. v. 01. p. 2875-2884.