Você está aqui: Página Inicial > Defesas > PPGTE (Mestrado): Cesar Augusto Cruz da Silva
conteúdo

PPGTE (Mestrado): Cesar Augusto Cruz da Silva

por vaniagalliciano publicado 31/08/2018 09h52, última modificação 31/08/2018 09h52
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) em um Centro Estadual de Educação Profissional: abandono e remanescência
Quando
28/03/2014
de 09h00 até 12h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala B-205
Pessoa de contato
Participantes
Prof. Dr. Mário Lopes Amorim - Orientador UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Dr. Mário Lopes Amorim - Presidente UTFPR
Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho - UTFPR
Profª. Dra. Edaguimar Orquizas Viriato - UNIOESTE
Profª. Dra. Neura Maria Weber Maron - UFPR
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: Este trabalho de pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, e tem como objetivo principal analisar aspectos relevantes acerca da implementação, andamento e atualidade do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), em um Centro Estadual de Educação Profissional, com vistas a descobrir o porquê do insucesso do referido Programa nesta instituição, mais especificamente sobre as causas do abandono escolar e, em consequência disso, as causas da própria persistência e/ou permanência no curso por parte dos remanescentes. Assim, pois, em termos de metodologia, resumidamente, nos utilizamos de um método de análise das ciências sociais – o método dialético - e, por utilizá-lo, procedemos nosso estudo com base em um quadro de referência teórica que toma o materialismo histórico como ponto basilar. Em relação ao delineamento da pesquisa, estudamos nosso objeto - o PROEJA em um CEEP – por intermédio do estudo de caso. Elegemos esse delineamento porque, a priori, ele daria conta de responder a questão central desta pesquisa, bem como a partir deste tipo de estudo, poderíamos atingir os objetivos colocados no projeto de pesquisa. Contudo, acabamos por utilizar outros dois delineamentos para dar conta de traduzir os objetivos iniciais: pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Entre outras considerações, fixa-se a urgência de definir e realizar políticas públicas perenes que promovam melhores condições de oferta e de permanência aos alunos, ampliando e garantindo a qualidade de um processo educacional significativo.
Palavras-chave: PROEJA. Estudo de caso. Abandono e remanescência.

The National Programme for Integration of Vocational Education with Basic Education Modality Youth and Adult Education (PROEJA) in a State Center for Professional Education: abandonment and remanence

Abstract: This research is characterized as a case study , and aims to analyze relevant aspects about the implementation , progress and timeliness of PROEJA ( National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education Modality Youth and Adult Education ) , in a State Center for Professional Education , in order to find out why the failure of that program at this institution , more specifically on the causes of early school leaving and , as a result , causes the very persistence and / or stay the course by the remnants. Thus, in terms of methodology , briefly , the use of a method of analysis of the social sciences - the dialectical method - and , by using it , we proceed our study based on a theoretical framework of reference that takes historical materialism as basilar point . Regarding the study design , study our object - PROEJA in a CEEP - through case study . We elected this design because , a priori , it would realize answer the central question of this research , as well as from this type of study , we could achieve the goals set in the research project . However , we ended up using two other designs to account for translating the initial goals : desk research and literature . Among other considerations , fixed the urgent need to define and implement public policies that promote perennial best supply conditions and residence students , expanding and ensuring quality in a meaningful educational process .
Keywords: PROEJA. A case study. Abandonment and remanence.

Lista de publicações:

SILVA. Cesar Augusto Cruz da; MEIRA. Celso de; AMORIM. Mário Lopes. Tentativa de compreensão da "remanescência" de estudantes do PROEJA a partir de um estudo de caso. In: Produção do conhecimento no PROEJA. Org. ZANARDINI. Isaura Monica Souza; LIMA FILHO. Domingos Leite; SILVA. Mônica Ribeiro da. - 1. ed. - Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.

SILVA. Cesar Augusto Cruz da. Didática e Integração Curricular na Educação de Jovens e Adultos: (des) entendimentos teóricos e práticos de ex-professores do PROEJA. Disponível em: http://www.pinhais.pr.gov.br/aprefeitura/secretariaseorgaos/educacao/seminario/uploadAddress/P%C3%B4ster_-_Cesar_Augusto_Cruz_da_Silva%5B2278%5D.pdf

SILVA. Cesar Augusto Cruz da; MEIRA. Celso de; AMORIM. Mário Lopes. Tentativa de compreensão da "remanescência" de estudantes do PROEJA: o caso de um CEEP. Disponível em: http://www.esocite.org.br/eventos/tecsoc2011/cd-anais/arquivos/pdfs/artigos/gt028-tentativade.pdf. TECSOC - UTFPR, 2011.

SILVA. Cesar Augusto Cruz da; MEIRA. Celso de; AMORIM. Mário Lopes. Tentativa de compreensão da "remanescência" de estudantes do PROEJA: o caso de um CEEP. Disponível em: http://www.pinhais.pr.gov.br/aprefeitura/secretariaseorgaos/educacao/seminario/uploadAddress/Comunica%C3%A7%C3%A3o_Oral_-_C%C3%A9sar_Augusto_Cruz_da_Silva%5B2253%5D.pdf