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PPGTE (Mestrado): Claudete Pereira de Assunção

por ppgte-ct publicado 13/11/2018 07h39, última modificação 13/11/2018 07h39
Percepções dos professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba sobre a formação continuada para uso das tecnologias da informação e comunicação
Quando
20/02/2018
de 09h30 até 12h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sala C301 do CEFET-PR
Pessoa de contato
Prof. Herivelto Moreira
Participantes
Banca examinadora:
Prof. Herivelto Moreira, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. Ricardo Antunes de Sá, Dr. - UFPR
Profa. Claudia Beatriz Monte Jorge Martins, Dra. - UTFPR
Profa. Marília Abrahão Amaral, Dra. - UTFPR
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Resumo: A formação continuada comprometida com a melhoria da qualidade da educação deve considerar em seus conteúdos os aspectos culturais presentes na sociedade. Neste sentido, as tecnologias, enquanto produtos das relações que se estabelecem entre os sujeitos e os artefatos tecnológicos necessitam estar inseridas no contexto da formação continuada de professores. O objetivo do estudo foi analisar se os cursos de formação continuada da Rede Municipal de Ensino de Curitiba contribuem para o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) pelos professores da educação infantil. A revisão da literatura está dividida em três seções que se complementam e têm o objetivo de subsidiar as reflexões para o estudo. A primeira seção trata das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação e a necessidade da ressignificação dos processos educacionais. As discussões desta seção foram elaboradas a partir das contribuições de Alarcão (2003), Almeida (2003, 2005), Assmann (2005), Fortuna (2014), Kenski (2002, 2003, 2011), Lopes (2005), Mercado (2002), Moraes (2004), Schwartz (2005), entre outros. A segunda seção trata da Formação Continuada de professores da Educação Infantil e a constituição da sua profissionalidade. Esta temática foi fundamentada nos seguintes autores: Day (2001), Fantin (2006, 2012), Garcia (1995, 1999), Kramer (2011), Monteiro (2010), Morgado (2011), Nascimento (1997), Nóvoa (1997, 2009), Roldão (2008), entre outros. A terceira seção aborda o Currículo na Educação Infantil, compreendido como o conjunto de práticas pedagógicas planejadas e realizadas com as crianças. Nesta última seção, as discussões foram elaboradas a partir da contribuição dos seguintes autores: Augusto (2013), Ferreira (2016), Lima (2007), Oliveira (2002, 2011), Oliveira et al. (2012), Salles e Faria (2012), entre outros. A pesquisa foi qualitativa de natureza interpretativa. A técnica de coleta de dados foi entrevista individual semiestruturada. Os participantes do estudo foram 13 professores que atuam na etapa da Educação Infantil dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Os principais resultados do estudo foram: a importância da oferta de cursos de formação continuada para o uso das TIC, o reconhecimento da importância da utilização das tecnologias como recursos pedagógicos na educação infantil, a necessidade de incentivos e valorização de experiências pedagógicas inovadoras com a utilização das TIC e a necessidade da flexibilização dos conteúdos dos cursos de formação continuada para atender as expectativas e necessidades dos professores.

Palavras-chave: Educação Infantil. Formação continuada. Tecnologias da Informação e Comunicação. Professores da Educação Infantil.

Perceptions of pre-school teachers of the Curitiba Municipal Education Network on continuing education for the use of information and communication technologies

Abstract: A continuing teacher education that is committed to improving the quality of education must consider the cultural aspects of today's society in its contents. Therefore, technologies, as results of the relationships between subjects and technological artifacts, need to be integrated into the context of continuing teacher education. The objective of this study was to analyze if continuing teacher education courses of the Curitiba Municipal Education Network contribute to the use of information and communication technologies (ICT) by teachers of early childhood education. The literature review is divided into three sections that complement each other and aim to support the reflections of this study. The first section refers to Information and Communication Technologies in education and the need for the re-signification of educational processes. The discussions of this section were elaborated from the contributions of Alarcão (2003), Almeida (2003, 2005), Assmann (2005), Fortuna (2014), Kenski (2002, 2003, 2011), Lopes (2005), Mercado (2002), Moraes (2004), Schwartz (2005), among others. The second section discusses continuing education of early childhood teachers and the development of their professionalism. This theme was based on the following authors: Day (2001), Fantin (2006, 2012), Garcia (1995, 1999), Kramer (2011), Monteiro (2010), Morgado (2011), Nascimento (1997), Nóvoa (1997, 2009), Roldão (2008), among others. The third section refers to the curriculum in early childhood education, understood as the set of pedagogical practices planned and carried out with children. In this last section, the discussions were elaborated from the contribution of the following authors: Augusto (2013), Ferreira (2016), Lima (2007), Oliveira (2002, 2011), Oliveira et al. (2012), Salles e Faria (2012), among others. The methodological approach was qualitative. The technique of data collection was the semi-structured individual interview. The participants of the study were thirteen teachers who work with early childhood education in the Municipal Early Childhood Centers (CMEI). The main results of the study were: the importance of offering continuing teacher education courses for the use of ICT, the importance of the use of technologies as pedagogical resources in early childhood education, the need for incentives and valuing innovative pedagogical experiences with the use of ICT and the need to flexibilize the content of continuing education courses to meet teachers' expectations and needs.

Keywords: Early Childhood Education. Continuing Teacher Education. Information and Communication Technologies. Early Childhood EducationTeachers.

 

Lista de publicações:

MOREIRA, Herivelto; ASSUNÇÃO, Claudete Pereira de. A formação continuada de professores da educação infantil e a integração das TIC ao currículo. In: VII ESOCITE. BR/tecsoc, 7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Brasília, DF, 2017. Anais... Brasília, DF: GT34, 2017. 

ASSUNÇÃO, C. P. de. Formação Continuada de Professores da Educação Infantil para integração das tecnologias ao currículo. XII EDUCERE – Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba, Anais PUCPR.