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PPGTE (Mestrado): Cristina Tavares da Costa Rocha

por ppgte-ct publicado 30/10/2018 11h44, última modificação 19/11/2018 15h55
A Informação Via Artefatos Tecnológico-Computacionais nas Comunidades de Prática: Os Faróis do Saber de Curitiba-PR
Quando
09/11/2001
de 14h30 até 16h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Sala C301 do CEFET-PR
Pessoa de contato
Drª. Marília Gomes de Carvalho
Participantes
Drª. Marília Gomes de Carvalho (Orientadora)
Drª. Sonia Ana Leszczynski
Dr. Carlos Alberto Faraco
Drª. Afira Vianna Ripper
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Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre mudanças estruturais e socioculturais que ocorreram em contextos nos quais foram introduzidos sistemas de informação (SI), incluindo o entorno das novas tecnologias da informação e da comunicação, pontuando a relação dos usuários finais dos SI com a tecnologia e explorando alguns significados que estes dão a ela. A pesquisa desenvolveu-se sob inspiração da abordagem das comunidades de prática – cujo cerne é a teoria social do aprendizado – energizada pela vida social da informação, via artefatos computacionais, mediadores das práticas humanas. Como estratégia metodológica adotou-se a pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, com opção pelo estudo de caso, cujo locus foi: Faróis do Saber Informatizados de Curitiba, reconhecidos pela implantação da primeira rede de Internet pública do Brasil. Os principais resultados evidenciaram que não somente os contextos escolar e acadêmico, mas também estes contextos apresentam-se como autênticos espaços de aprendizagem contínua, espontânea e inortodoxa, onde os mais experientes auxiliam os novatos nas práticas computacionais. Além disso, eles emergem como iniciativa para diminuir o abismo entre a inclusão e a exclusão digital-social, no atual paradigma tecnológico-computacional que caracteriza a sociedade em rede na Era da Informação.