Você está aqui: Página Inicial > Defesas > PPGTE (Mestrado): Edgar Roberto Luiz Pereira
conteúdo

PPGTE (Mestrado): Edgar Roberto Luiz Pereira

por vaniagalliciano publicado 31/08/2018 10h38, última modificação 31/08/2018 10h38
A Cidade como Suporte Artístico: Visões Poéticas de Artistas de Projeção Mapeada Urbana
Quando
04/04/2014
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala C-301
Pessoa de contato
Participantes
Profa. Luciana Martha Silveira, Dra. - Orientadora UTFPR
Banca examinadora:
Profa. Marinês Ribeiro dos Santos, Dra. - Presidente UTFPR
Prof. Luís Carlos dos Santos, Dr. - UFPR
Prof. Hermes Renato Hildebrand, Dr. - UNICAMP
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: Esta dissertação apresenta como objeto de estudo a Projeção Mapeada Urbana, um formato expressivo utilizado por artistas audiovisuais que consiste na projeção de imagens, estáticas ou em movimento, sobre as estruturas construídas da cidade. Nosso objetivo geral é o de proporcionar, através da análise das visões poéticas oferecidas por alguns artistas que se valem desta técnica, um olhar crítico sobre a metrópole ocidental contemporânea. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, que parte de uma pesquisa bibliográfica que delimita teoricamente o espaço urbano. O conceito de "fato urbano" desenvolvido pelo arquiteto e teórico italiano Aldo Rossi, em conjunto com a noção de "imagem da cidade" do pesquisador norte-americano Kevin Lynch, a ideia de "espaços de representação" desenvolvida pelo filósofo francês Henri Lefebvre, bem como os entendimentos sobre "cultura" e "representação" explorados por autores dos Estudos Culturais e as classificações dos "suportes" das imagens concebidas por Milton Sogabe, constituem nosso referencial teórico para entender a cidade enquanto suporte artístico. Na sequência, apresentamos a Projeção Mapeada Urbana enquanto uma manifestação artística específica e fenômeno cultural, atentando para certos usos dos artefatos de projeção de imagens ao longo da história ocidental. Nos propomos a articular os processos históricos e culturais que possibilitaram a consolidação da Projeção Mapeada Urbana enquanto formato expressivo, após a exposição do entendimento do termo "articulação" enquanto teoria e método. As articulações entre a Projeção Mapeada Urbana e a arte contemporânea, vista segundo as percepções de Arthur Danto e Hans Belting, e alinhadas à investigação dos fenômenos do happening, da arte site-specific, da arte urbana e do VJing, constituem a contextualização do ambiente histórico-cultural em que nosso objeto de estudo se insere. Por fim, passamos a explorar o universo poético presente em algumas obras de Projeção Mapeada Urbana no Brasil, na América Latina e nos EUA, que tomam a cidade como suporte, mapeiam suas condições físicas e simbólicas e as transformam em obras artísticas cuja materialização, embora efêmera, demarca contradições, desloca significados e estabelece novos pontos de vista em relação ao território que habitamos.
Palavras-chave: Projeção Mapeada Urbana, arte contemporânea, arte urbana, grafite eletrônico, site-specific, VJing.

The City as An Artistic Surface: Poetic Visions from Urban Projection Mapping Artists

Abstract: In this dissertation, we defined Urban Projection Mapping as a study object. This is an expressive form through which audiovisual artists project, over city structures, poetic images that represent their views in relation to the environment in which they live. We present the literature that served as our theoretical boundary of urban space, specifically the social space of contemporary Western metropolis. The concepts developed by Italian architect and theorist Aldo Rossi , together with definitions of social space and spaces of representation developed by French philosopher Henri Lefebvre, as well as Cultural Studies author understandings of culture and representation, and considerations about artistic support by Milton Sogabe constitute our theoretical framework to understand the city as an artistic medium. Following, we present the Urban Projection Mapping as a specific art form and cultural phenomenon, noting some uses we observed in the artistic practice mediated by technological devices. We propose to articulate the historical and cultural processes that have enabled the consolidation of Urban Projection Mapping as an expressive format after exposing our understanding of the term "articulation", seen as both theory and method. The articulations between the Projection Mapping and contemporary art, according to Arthur Danto and Hans Belting perceptions, and aligned to the investigation of contemporary art's phenomena called happening, site-specific art and urban art, as well as the VJing activity, constitute the historical context of the historic-cultural environment in which our subject belongs. Finally, we explore the poetic universe in some specific works of Urban Projection Mapping in Brazil and overseas, in wich the city is a temporary support that artists map, in terms of physical and symbolic conditions, and transform in their materialized view, making contradictions visible, displacing meanings and establishing new points of view in relation to the territory we inhabit.
Keywords: Urban Projection Mapping, contemporary art, urban art, electronic graffiti, site-specific art, VJing.

Lista de publicações:

PEREIRA, Edgar; SILVEIRA, Luciana. Arte Projetada: Uma Análise a Partir dos Estudos Culturais. Encontro Nacional de Estudos da Imagem (4. :2013 : Londrina, PR) Anais [do] IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 07 a 10 de maio de 2013 [CD-ROM]. coordenação de Alberto Gawryszewski. - Londrina: UEL, 2013.