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PPGTE (Mestrado): Edson Jacinski

por ppgte-ct publicado 30/10/2018 10h58, última modificação 19/11/2018 15h53
A linguagem audiovisual na informática educativa: Uma análise dialógica do PROINFO
Quando
24/05/2001
de 14h30 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sala C301 do CEFET-PR
Pessoa de contato
Dr. Carlos Alberto Faraco
Participantes
Dr. Carlos Alberto Faraco (Orientador)
Drª. Sonia Ana Leszczynski
Drª. Marilda Aparecida Behrens
Drª. Roxane Helena Rodrigues Rojo
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Resumo: Este trabalho pretende analisar em que medida o Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO -, implantado pelo MEC em 1997, contribui para viabilizar na escola pública brasileira de ensino fundamental e médio uma ecologia cognitiva sintonizada com a dialogicidade da linguagem audiovisual. Essa questão-chave levou a três indagações: 1) Até que ponto esse programa admite a participação dialógica da comunidade escolar em sua implementação e estruturação? 2) A perspectiva epistemológica, pedagógica e tecnológica ensejada pelo programa possibilita a emergência e o entrecruzamento das diversas vozes sociais no universo escolar? 3) Como o programa enfrenta o desafio epistêmico e pedagógico trazido pela linguagem audiovisual? Para responder a tais questões utilizou-se a metodologia qualitativa, de natureza interpretativa-dialógica. Desse modo, realizou-se uma análise documental do PROINFO, considerando as matrizes discursivas que sustentam os documentos. Constatou-se, que o PROINFO acabou construindo um certo regime cognitivo e pedagógico monológico, fundado nos pressupostos iluministas da modernidade, o qual limita a participação dialógica e pluridiscursiva dos sujeitos educacionais na construção do programa, levando a uma perspectiva instrumental e reificada da linguagem audiovisual Tais considerações trazem significativos elementos de reflexão no sentido de se redimensionar a perspectiva epistemológica e pedagógica das políticas públicas de introdução das novas tecnologias da comunicação e informação no universo escolar.