Você está aqui: Página Inicial > Defesas > PPGTE (Mestrado): Élio da Silva
conteúdo

PPGTE (Mestrado): Élio da Silva

por ppgte-ct publicado 13/11/2018 07h53, última modificação 13/11/2018 07h53
As Tecnologias da Informação e Comunicação na perspectiva de professores do ensino médio das escolas estaduais de Colombo – Paraná
Quando
25/04/2018
de 15h00 até 18h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sala C301 do CEFET-PR
Pessoa de contato
Prof. Herivelto Moreira
Participantes
Prof. Herivelto Moreira, Dr. Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Herivelto Moreira, Dr. Presidente - UTFPR
Profa. Nanci Stancki da Luz, Dra. - UTFPR
Profa. Claudia Beatriz Monte Jorge Martins, Dra. - UTFPR
Prof. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Dr. - UNINTER
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: Atualmente, vive-se num cenário em que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes nos meios sociais e educacionais. As TIC podem proporcionar mudanças no processo ensino-aprendizagem, porém o professor e a escola via gestores e equipe pedagógica, precisam entender o potencial que elas oferecem como recurso pedagógico na educação. O objetivo do estudo foi analisar a concepção de professores das escolas estaduais do município de Colombo-PR, sobre a utilização das TIC como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem. A revisão da literatura aborda conceitos e questões inerentes à tecnologia e educação: a tecnologia na perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a filosofia da tecnologia com a teoria crítica; as TIC na educação; o Programa Paraná Digital e as Políticas de inserção de tecnologias nas escolas estaduais do Paraná; os diferentes usos das TIC pelos professores nas atividades pedagógicas; a importância da formação inicial e continuada sobre as TIC para apropriação dos professores; os incentivos oferecidos pelos gestores das escolas para o uso das TIC. A pesquisa foi qualitativa de natureza interpretativa. O estudo foi realizado nas escolas estaduais no município de Colombo-PR – Núcleo Regional, Área Metropolitana Norte. A técnica para a coleta de dados foi a entrevista individual semiestruturada. Os participantes do estudo foram doze (12) professores das disciplinas da matriz curricular do ensino médio. A amostra foi intencional por critérios. Os principais resultados do estudo foram: os professores encontram dificuldades para o uso das TIC como; falta de infraestrutura e manutenção dos equipamentos tecnológicos nas escolas; falta de conhecimento sobre como utilizar as TIC como recurso pedagógico. Os professores utilizam as TIC mantendo metodologias tradicionais com novas ferramentas. Em relação à busca de conhecimentos sobre como integrar as TIC nas aulas e atividades, a falta de formação inicial e continuada, leva a predominância da individualidade dos professores sem a orientação dos gestores e da mantenedora. Faltam incentivos dos gestores e equipe pedagógica nas escolas para apropriação e integração das TIC nas atividades pedagógicas e desenvolvimento de atividades colaborativas; os professores possuem concepção ingênua sobre as TIC pois consideram que o simples acesso às ferramentas tecnológicas inova o processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Tecnologias. Educação. TIC. Atividade pedagógica. Processo ensino-aprendizagem.

Information and Communication Technologies from the perspective of secondary school teachers rom the state schools of Colombo - Paraná.

Abstract: Currently, we live in a scenario where Information and Communication Technologies (ICT) are increasingly present in social and educational environments. ICT can provide changes in the teaching-learning process, but the teacher and the school via managers and pedagogical team need to understand the potential they offer as a pedagogical resource in education. The objective of the study was to analyze the conception of teachers of the state schools of the city of Colombo-PR, on the use of ICT as a pedagogical resource in the teaching-learning process. The literature review addresses concepts and issues inherent to technology and education: technology from the perspective of studies in Science, Technology and Society (CTS) and the philosophy of technology with critical theory; ICT in education; the Paraná Digital Program and the Policies of insertion of technologies in the state schools of Paraná; the different uses of ICT by teachers in pedagogical activities; the importance of initial and continuing training on ICT for teacher ownership; the incentives offered by school managers for the use of ICT. The research was qualitative of an interpretive nature. The study was carried out in state schools in the municipality of Colombo-PR - Regional Nucleus, North Metropolitan Area. The technique for data collection was the semi-structured individual interview. The study participants were twelve (12) teachers from the disciplines of the high school curriculum matrix. The sample was intentional by criteria. The main results of the study were: teachers find difficulties for the use of ICT as; lack of infrastructure and maintenance of technological equipment in schools; lack of knowledge about how to use ICT as a pedagogical resource. Teachers use ICT by maintaining traditional methodologies with new tools. In relation to the search for knowledge on how to integrate ICT in classes and activities, the lack of initial and continuous training leads to the predominance of individuality of teachers without the guidance of the managers and the maintainer. There is a lack of incentives for managers and pedagogical staff in schools for the appropriation and integration of ICT in pedagogical activities and the development of collaborative activities; the teachers have a naive conception about the ICT because they consider that the simple access to the technological tools innovates the teaching-learning process.
Keywords: Technology. Education. ICT. Pedagogical activity. Teaching-learning process.

Lista de publicações:

SUAREZ, Giovanna Gabriela da Rosa; ASSUNÇÃO, Claudete Pereira de; SILVA, Élio da; MOREIRA, Herivelto; HAVIARAS, Mariana. A apropriação das TIC na formação inicial e continuada de professores. In: VII ESOCITE.BR/tecsoc, 7º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Brasília, DF, 2017. Anais... Brasília, DF: GT34, 2017.