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PPGTE (Mestrado): Fabiane Alves de Lima

por vaniagalliciano publicado 31/08/2018 12h51, última modificação 31/08/2018 12h51
Mulheres na tecnociência: depoimentos e vivências de mulheres nos cursos de computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Quando
26/09/2014
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala B-205
Pessoa de contato
Participantes
Prof. Luiz Ernesto Merkle, Dr. Orientador UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Luiz Ernesto Merkle Presidente, Dr. UTFPR
Prof. Marinês Ribeiro dos Santos, Dr. UTFPR
Prof. Cristiano Maciel, Dr. UFMT
Prof. Silvia Amelia Bim, Dr. UTFPR
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Resumo: Este trabalho apresenta um estudo em relações de gênero na Computação. Com base na literatura, assume-se que a computação vem sendo historicamente construída entorno da masculinidade normativa, de modo que os estereótipos que propaga são altamente eficazes na manutenção de barreiras que dificultam a participação plena de mulheres e outras minorias. Estas barreiras são ilustradas por meio de estudos de sua história, pela forma como se deu a profissionalização da área, e, consequentemente, pela exclusão e invisibilização paulatina das mulheres atuantes. Para tanto, se embasa na literatura a respeito da história da tecnociência, na história da computação, nos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade, e nos estudos de gênero. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa é a de entrevistas, por meio das quais algumas mulheres — estudantes e professoras dos cursos de computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná — puderam externar suas vivências, preocupações, e percalços pelos quais passam ou passaram como minoria em cursos tão marcados por estereótipos de gênero, como é o caso dos cursos de Computação. A intenção destas entrevistas é verificar na prática se os estudos a respeito das mulheres na tecnociência se confirmam no contexto específico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Palavras-chave: História da Computação. Estudos de Gênero. Tecnociência. Feminismo Radical.

Women in technoscience: testimonials and experiences of women in computing courses at Federal Technological University of Parana

Abstract: This work presents a study on gender relations in Computing. Based on the literature, we assume that Computing has been historically build around the normative notion of masculinity, so it propagates stereotypes that are highly effective in maintaining the barriers that hinder the full participation of women and other minorities. These barriers are illustrated by studies in its history, by the way that the profissionalization of the area has been made, and hence the gradual exclusion and invisibility of the active women. To do so, this work was grounded in the literature on the history of technoscience, on the history of Computing, on the studies on Science, Technology and Society, and on gender studies. The methodological approach used in this research was the interview, through wich some women — students and professors of Computing courses at Federal Technological University of Paraná — could express their experiences, concerns, and mishaps through which they pass or passed as a minority in courses as marked by gender stereotypes, such as courses in Computing. The intent of these interviews is to verify in practice the studies concerning women in technoscience are confirmed in the specific context of the Federal Technological University of Paraná.
Keywords: History of Computing. Gender Studies. Techno-science. Radical Feminism.

Lista de publicações:

LIMA, Fabiane A.; MERKLE, L. E. “O processo de invisibilização das mulheres na informática e na produção tecnológica a partir do exemplo das ENIAC Girls”. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2013. 

LIMA, Fabiane A.; MERKLE, L. E. “A exclusão das mulheres da produção tecnocientífica na Computação”. ESOCITE/4S Annual Meeting. Buenos Aires, 2014.