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PPGTE (Mestrado): Fernanda da Rocha Salles

por vaniagalliciano publicado 19/09/2018 16h05, última modificação 19/09/2018 16h05
Contribuição do capital social, expresso por meio da rede social Colab, para o desenvolvimento territorial sustentável da Região Metropolitana de Curitiba
Quando
31/05/2017
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala C-302
Pessoa de contato
Participantes
Prof. Valdir Fernandes, Dr. Orientador - UTFPR
Prof. Marcelo Limont, Dr. Co-orientador - UP
Banca examinadora:
Prof. Valdir Fernandes, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. Carlos Alberto Cioce Sampaio, Dr. - UP, PUCPR e FURB
Prof. Décio Estevão do Nascimento, Dr. - UTFPR
Profa. Faimara do Rocio Strauhs, Dra. - UTFPR
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Resumo: Esta pesquisa insere-se nos estudos de ciências da sustentabilidade, com foco no desenvolvimento territorial sustentável. O objetivo foi identificar a contribuição do capital social, expresso por meio da rede social Colab, para o desenvolvimento territorial sustentável, no contexto dos 14 municípios que compõe do Núcleo Urbano Central da Região Metropolitana de Curitiba.A pesquisa teve como base conceitual a utilização dos três capitais: natural, social e construído. Como procedimentos metodológicos, foram realizados: catalogação dos dados do Colab; categorização conforme modelo analítico e caracterização do capital social. Os resultados apontam para expressiva participação dos usuários do Colab no município de Curitiba. Dos 12.531 seguidores do Colab, 93,77% são de Curitiba, homens, com idade entre 30 e 39 anos. Das 9.338 demandas recebidas pelo Colab, 8.724 foram de fiscalizações, 578 de propostas e 36 de avaliações. Em relação à categoria fiscalização, a maior demanda foi por fiscalização de estacionamento irregular (capital social - normas e valores). Em relação às propostas, a maior demanda foi por fiscalização de trânsito (capital construído - serviços da administração pública). Em relação às avaliações, a maior demanda foi em relação à rodoviária (capital construído - infraestrutura pública e sistemas de transportes). Quanto o somatório dos dados do Colab, o resultado foi a predominância do capital construído (macrocategoria infraestrutura pública e serviços da administração pública). A partir dos resultados foi possível identificar a contribuição do capital social, expresso por meio do Colab, para o DTS da RMC. Essa contribuição ocorre por meio de: a) A própria participação, cidadania e engajamento por meio do Colab; b) Da criação e fortalecimento dos laços sociais; c) Ao apontar mobilidade urbana como principal demanda. Praticamente não apareceram demandas em relação ao capital natural. Do ponto de vista prático, os resultados quantitativos e qualitativos são um alerta para a administração pública, para a necessidade de discutir e implantar políticas públicas que contemplem um sistema de mobilidade urbana sustentável.
Palavras-chave: Capital social. Territorialidade. Sustentabilidade. Metropolização. Rede Social.

Contribution of social capital, expressed through the Colab Social Network, for the sustainable territorial development of the metropolitan region of Curitiba

Abstract: This research is part of sustainability science studies, with a target on sustainable territorial development. The objective was to identify the social capital contribution, expressed through the Colab social network, for sustainable territorial development in the context of the 14 municipalities that make up the Central Urban Center of the Metropolitan Region of Curitiba. The research had as a conceptual basis the use of three capitals: natural, social and built. As methodological procedures, the Colab data were cataloged; categorization according to the analytical model and characterization of social capital. The results indicate the significant participation of Colab users in the city of Curitiba. Of the 12,531 Colab followers, 93.77% are males, between 30 and 39 years old, from Curitiba. Of the 9,338 complaints received by Colab, 8,724 were inspections, 578 of proposals and 36 of evaluations. In regard to the inspection category, the greatest demand was due to inspection of irregular parking (social capital - standards and values).In regard to the proposals, the greatest demand was for traffic control (built capital - public administration services). In regard to the evaluations, the greatest demand was in relation to the road (built capital - public infrastructure and transport systems). As for the sum of the Colab data, the result was the predominance of constructed capital (macrocategory of public infrastructure and public administration services). From the results it was possible to identify the contribution of social capital, expressed through Colab, to the DTS of the MRC. This contribution occurs through: a) The participation, citizenship and engagement through Colab; b) The creation and strengthening of social ties; c) Focusing on urban mobility as the main demand. Virtually no demands were made on natural capital. From a practical point of view, the quantitative and qualitative results are an alert for the public administration, for the need to discuss and implement public policies that contemplate a system of sustainable urban mobility.
Keywords: Social capital. Territoriality. Sustainability. Metropolization. Social network.

Lista de publicações:

SALLES, R. F.; FERNANDES, V., LIMONT, M. Capital social e sustentabilidade - Uma relação intrínseca. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Curitiba, UFPR. 2017. (Artigo submetido).