Você está aqui: Página Inicial > Defesas > PPGTE (Mestrado):Henrique Jakobi Moreira
conteúdo

PPGTE (Mestrado):Henrique Jakobi Moreira

por ppgte-ct publicado 13/11/2018 08h45, última modificação 13/11/2018 08h45
Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável
Quando
29/05/2018
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sala Escritório Verde da UTFPR
Pessoa de contato
Prof. Eloy Fassi Casagrande Junior
Participantes
Prof. Eloy Fassi Casagrande Junior , Dr. Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Eloy Fassi Casagrande Junior, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. Nestor Cortez Saavedra Filho , Dr. - UTFPR
Prof. Marcia de Andrade Pereira Bernardinis, Dr. - UFPR
Prof. Clovis Ultramari, Dr. - PUC
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: Esta pesquisa aborda temas referentes a evitabilidade de mortes e redução de danos no trânsito, com foco no desenho urbano/rodoviário. O trânsito é uma das maiores causas de morte, considerado pela Organização Mundial da Saúde uma epidemia global. A fim de atender a um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que é reduzir pelo menos metade o número de vítimas do trânsito, foi lançada pela Organização das Nações Unidas a Década de Ações pela Segurança Viária 2011–2020, da qual o Brasil é signatário. Partindo da noção de que a infraestrutura em Curitiba não promove previsibilidade, o objetivo deste trabalho é identificar elementos de design das vias que sustentem as expectativas dos usuários, facilitem a tarefa de trânsito e aumentem o potencial de ciclabilidade. Investiga-se, assim, como o design pode colaborar com a produção de um trânsito seguro e sustentável. São coletivizadas experiências de estudos sobre Estradas Autoexplicativas (SER); e é realizada uma abordagem sobre SER pela aplicação de um questionário com usuários das vias. Os resultados abordam problemas e soluções de design para se obter vias autoexplicativas, bem como os dados produzidos pelo questionário, que revelam pistas sobre elementos de design autoexplicativos das vias; porém, são necessários mais estudos a fim de se obter resultados mais conclusivos.
Palavras-chave: Segurança Sustentável, Estrada Autoexplicativa, Visão Zero, mortes no trânsito, ciclabilidade

Design towards avoidance of road crashes and deaths: for a sustainable and safe traffic

Abstract: This research deals with themes related to avoidance of deaths and reduction of traffic injuries, focusing on urban/road design. Traffic is one of the major causes of death, considered by the World Health Organization a global epidemic. In order to meet one of the Sustainable Development Goals, which is to at least halve the number of trafc victims, the United Nations has launched the Decade of Actions for Road Safety 2011-2020, of which Brazil is a signatary. Starting from the notion that the infrastructure in Curitiba does not promote predictability, the objective of this research is to identify elements of road design that support users' expectations, facilitate the trafc task and increase the potential for cycling. It is thus investigating how can design contribute to the production of safe and sustainable transit. Experiences of studies on Self-Explaining Roads (SER) are collected; and an approach on SER is carried out by the application of a questionnaire with road users. The results address design problems and solutions in order to make roads self-explaining, and the data produced by the questionnaire, which reveal clues about self-explaining design elements of roads; however, further studies are shown necessary to gather more conclusive results.
Keywords: Sustainable Safety, Self Explaining Road, Vision Zero, road crashes deaths, bikeability

Lista de publicações:

MIRANDA, Antonio Carlos de Mattos; MOREIRA, Henrique Jakobi. Via Calma em Curitiba: Construindo uma mobilidade mais segura e sustentável. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO, 21., 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de Transportes Públicos, 2017. Disponível em: <http://files.antp.org.br/2017/7/14/via-calma-em-curitiba-final-2.pdf>. Acesso em 22/05/2018.

MIRANDA, Antonio Carlos de Mattos; MOREIRA, Henrique Jakobi. Ciclorrota, alternativa para uso da bicicleta em vias calmas nas metrópoles. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO, 21., 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de Transportes Públicos, 2017. Disponível em: <http://files.antp.org.br/2017/8/1/ciclorrota--miranda.pdf>. Acesso em 22/05/2018.

JAKOBI, Henrique. Um novo binário velho ou Sobre binários e hipermercados. ASSOCIAÇÃO DE CICLISTAS DO ALTO IGUAÇU - CICLOIGUAÇU, Curitiba, dezembro, 2017. Disponível em: <http://cicloiguacu.org.br/2017/12/08/sobre-binarios-e-hipermercados-ou-um-novo-binario-velho/>. Acesso em 22/05/2018.

JAKOBI, Henrique. Centro Cívico em Curitiba +Acessível +Seguro +Humano. ASSOCIAÇÃO DE CICLISTAS DO ALTO IGUAÇU - CICLOIGUAÇU, Curitiba, fevereiro, 2018. Disponível em: <http://cicloiguacu.org.br/2018/02/18/centro-civico-acessivel-seguro-humano/>. Acesso em 22/05/2018.