Você está aqui: Página Inicial > Defesas > PPGTE (Mestrado): Jefferson Luiz Franco
conteúdo

PPGTE (Mestrado): Jefferson Luiz Franco

por vaniagalliciano publicado 19/09/2018 14h43, última modificação 19/09/2018 14h43
Ensinando o futuro — visões da ficção científica sobre o ato de lecionar
Quando
30/03/2017
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala B-205
Pessoa de contato
Participantes
Prof. Mário Lopes Amorim, Dr. Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Mário Lopes Amorim, Dr. Presidente - UTFPR
Prof. Evanir Pavloski, Dr. - UEPG
Profa. Ângela Maria Rubel Fanini, Dra. - UTFPR
Prof. Clóvis Gruner, Dr. - UFPR
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-analítica da questão da representação da docência em textos de ficção científica de autores norte-americanos do século XX. Discute as relações potencialmente passíveis de serem estabelecidas entre o imaginário retratado nessas obras e a visão neoliberal contemporânea do ato de ensinar como objeto de automatização e normatização estrita. Debaterá o conteúdo determinista presente nos contos discutidos e estabelecerá uma leitura interpretativa dos textos ficcionais selecionados, entendendo-os como formulações críticas dos escritores às metodologias e práticas educacionais de suas épocas.
Palavras-chave: ficção científica; literatura norte-americana; representação ficcional do docente; Isaac Asimov; Lloyd Biggle Jr.; Connie Willis

Teaching in the future — visions of science fiction about the performance of teachers

Abstract: This research presents a theoretical-analytical approach to the question of representation of teaching in science fiction texts of American authors of the 20th century. Discusses what potential relations can be established between the imaginary depicted in these works and the contemporary neoliberal vision of teaching as the object of automation and strict standards. We will discuss the deterministic content present in tales selected and establish a interpretative reading of this fictional texts, understanding them as critical formulations of the writers about educational methodologies and practices of their times.
Keywords: science fiction; american literature; fictional representation of teacher; Isaac Asimov; Lloyd Biggle Jr.; Connie Willis

Lista de publicações:

FRANCO, J. L.; AMORIM, M. A representação da utopia tecnológica no conto 'O conflito evitável', de Isaac Asimov. In: Jornadas Latino-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, XI, 2016, Curitiba, Caderno de Resumos, Curitiba, Esocite: 2016, p. 188.