Você está aqui: Página Inicial > Defesas > PPGTE (Mestrado): João Francisco Ricardo Kastner Negrão
conteúdo

PPGTE (Mestrado): João Francisco Ricardo Kastner Negrão

por ppgte-ct publicado 30/10/2018 10h11, última modificação 19/11/2018 15h47
A Quem Serve o Servidor? O Ensino de Língua Inglesa na Formação para o Trabalho e a Tecnologia
Quando
21/12/2000
de 14h30 até 16h30
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Sala C301 do CEFET-PR
Pessoa de contato
Dr. João Augusto Bastos
Participantes
Dr. João Augusto Bastos (Orientador)
Drª. Sonia Ana Leszczynski
Dr. Guilherme do Val Toledo Prado
Dr. Paulo Alcântara
Adicionar evento ao calendário
iCal
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar se o ensino de língua inglesa, nos cursos regulares do Ensino Médio, contribuiria para o aluno trabalhador manusear e dominar a tecnologia ao enfrentar o mundo do trabalho. O âmbito desta pesquisa foi restrito ao professor de inglês de escolas públicas estaduais noturnas, localizadas em Curitiba, considerando-se sua formação acadêmica/qualificação profissional e atuação didático/pedagógica. Como encaminhamento metodológico, optou-se por trabalhar numa abordagem qualitativa de natureza interpretativa. Concepções de educação, trabalho e tecnologia dos professores, seus pontos de vista e experiência profissional foram os dados essenciais analisados, portanto a técnica de coleta de dados escolhida foi a entrevista semi-estruturada aberta, que resultaria num estudo de profundidade e relevância. A conclusão deste estudo apontou em três direções. Em primeiro lugar, demonstrou uma concepção de ensino de língua inglesa enunciada a partir das entrevistas dos professores. Em segundo lugar, procurou demonstrar a importância do ensino de inglês como ferramenta da tecnologia e do trabalho, no mundo do trabalho. Terceiro, concluiu-se que os professores entrevistados ainda não relacionam os conteúdos de inglês com o trabalho dos alunos.

Abstract: The goal of this study was to verify if English Language Teaching (ELT), in Brazilian high schools, would help worker students to handle technology in order to face the work world. The research universe was restricted to the English teacher, who works at night in the public schools, in Curitiba. considering his graduation-qualification and his educational experience. The methodology used to analyze data for this research was the qualitative approach. Teachers’ conceptions about education, work and technology, their point of views and English teaching experience were the essential data analyzed, then the elected technique to collect data was semi-structured interview, which would result in a deep and relevant study. As result this work pointed towards in three directions. First, it showed interviewed teachers conceptions for ELT, emerged from their speech. Second, it demonstrated how important is ELT as a tool to handle technology and to face the work world. Third, it follows that teachers do not yet connect English contents with students jobs.