Você está aqui: Página Inicial > Defesas > PPGTE (Mestrado) Leonardo de Souza
conteúdo

PPGTE (Mestrado) Leonardo de Souza

por vaniagalliciano publicado 17/09/2018 08h59, última modificação 19/09/2018 14h39
Um estudo de caso da mediação proposta para a exposição "Anos 60-70 Um Panorama - Mostra do Acervo" do Museu de Arte Contemporânea do Paraná - MACPR
Quando
26/10/2018
de 13h00 até 16h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala C-301
Pessoa de contato
Participantes
Prof. Dr. Leonelo Dell Anhol Almeida - (PPGTE/UTFPR) - Orientador
Prof. Dr. Luiz Ernesto Merkle - (PPGTE/UTFPR)
Prof. Dr. Paulo Roberto de Oliveira Reis (UFPR)
Profa. Dra. Joelma Zambão Estevam (UFPR)
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: O objetivo dos museus de arte contemporânea, mais do que proporcionar um ambiente para a apreciação estética das peças ou a celebração de personagens, é o de propiciar uma reflexão crítica em seus visitantes. Porém, a informação necessária para se posicionar perante às questões propostas pela arte contemporânea não é proporcionada pela educação escolar, o que leva às reações como “isto é arte?” ou “o que isto quer dizer?”. Este projeto visa compreender, por meio de um estudo de caso, o modo como ocorre o planejamento e a realização de visitas mediadas que visem trocas de informação no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, objetivando identificar pontos que permitam expandir o acesso a essas informações. Ao compreender como se dão essas trocas de informação, espera-se que seja possível pensar em programas de mediação que incentivem o diálogo entre visitantes e arte. Com essa relação intensificada, espera-se que o desenvolvimento de pensamento crítico dos visitantes seja fortalecido.
Palavras-chave: Arte contemporânea. Mediação em museus de arte. Estudo de caso.

A case study of the mediation proposed for the exhibition "Anos 60/70: Um Panorama – Mostra do Acervo" of the Museum of Contemporary Art of Paraná - MAC-PR

Abstract: Currently, the goal of art museums rather than providing an environment for the aesthetic appreciation of the pieces or the celebration of characters, is to provide a critical reflection on their visitors. However, the information needed to position itself before the questions posed by contemporary art is not provided by school education, which leads to reactions such as "is this art?" or "what does this mean?". This project aims to understand, through a case study, how the planning and the realization of mediated visits focused on exchanges of information in the Museum of Contemporary Art of Paraná. As results, we identified points that allow to expand the access to this information. By understanding how these exchanges of information occur, it will be possible to think of mediation programs that encourage dialogue between visitors and art. With this intensified relationship, we expect the development of critical thinking of visitors will be strengthened.
Keywords: Contemporary Art. Mediation in Art Museums. Case study.

 

Lista de publicações:
SOUZA, L.; ALMEIDA, L. D. A.; SILVEIRA, L. M. Um estudo de caso da mediação proposta para a exposição “Anos 60-70 Um Panorama – Mostra do Acervo” do Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MACPR. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Santa Maria, no prelo, 2018.