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PPGTE (Mestrado): Maria Claudia Regiani

por ppgte-ct publicado 30/10/2018 10h50, última modificação 19/11/2018 15h53
Fatores de satisfação e insatisfação no trabalho do professor a partir da teoria da motivação e higiene de F. Hezberg
Quando
16/05/2001
de 14h30 até 16h40
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sala C301 do CEFET-PR
Pessoa de contato
Dr. Herivelto Moreira
Participantes
Dr. Herivelto Moreira (Orientador)
Dr. Mauricio Serva
Dr. José Aloyseo Bzuneck
Drª. Sonia Ana Leszczynski
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Resumo: O estudo trata da motivação dos professores e foi desenvolvido no CEFET-PR/Unidade de Curitiba. O objetivo foi levantar quais são os fatores que causam satisfação e insatisfação no trabalho dos professores em estágio intermediário de carreira (6 a 12 anos) e como esses fatores interferem em suas práticas pedagógicas. A abordagem metodológica foi pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, conduzida com professores dos cursos de tecnologia. A amostra foi constituída de catorze participantes selecionados intencionalmente. As entrevistas foram gravadas e transcritas literalmente de onde emergiram doze categorias, definidas a partir dos fatores motivadores e de higiene de Herzberg. A análise e interpretação dos resultados apontam o fator "trabalho em si", seguido pelo "progresso" como os principais responsáveis pela satisfação no trabalho, e que o "salário", seguido pela "participação" são os fatores que mais contribuem para a insatisfação dos professores. A partir desses resultados foram discutidas as implicações para a prática pedagógica dos professores e as implicações para futuras pesquisas na área.