Você está aqui: Página Inicial > Defesas > PPGTE (Mestrado): Patricia da Silva Leite
conteúdo

PPGTE (Mestrado): Patricia da Silva Leite

por vaniagalliciano publicado 19/09/2018 16h31, última modificação 19/09/2018 16h31
Elementos de Jogos Digitais Inclusivos para Gameplay no Contexto das Pessoas com Deficiência sob a Perspectiva da Interação Corporificada
Quando
13/12/2017
de 09h00 até 12h00
(America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Sede Central: Sala C-301
Pessoa de contato
Participantes
Prof. Leonelo Dell Anhol Almeida, Dr. Orientador - UTFPR
Banca examinadora:
Prof. Leonelo Dell Anhol Almeida, Dr. Presidente - UTFPR
Profa. Marília Abrahão Amaral, Dra. - UTFPR
Prof. Mark Eirik Scortegagna Joselli, Dr. - PUCPR
Profa. Amanda Meincke Melo, Dra. - UNIPAMPA
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: O ato de jogar é uma maneira de a pessoa que joga estar no mundo e entender o que a rodeia, de experimentar realidades diferentes e identificar-se com as discussões propiciadas pelo jogo. Utilizado como gerador de significados para a sociedade e para as pessoas, os jogos podem ser compreendidos como artefatos que devem ser acessíveis por todos os membros da sociedade, particularmente os jogos digitais, por serem uma das mídias que mais apresentam desdobramentos sociais, culturais, políticos e econômicos na atualidade. Na reflexão do papel sociocultural dos jogos digitais e sua relevância para as pessoas, surge a questão das pessoas com deficiência, sobre como estas pessoas utilizam os jogos digitais, como são dadas suas representações nos jogos digitais e como elas se envolvem no processo de desenvolvimento de jogos digitais. Neste sentido, a presente pesquisa utiliza como principal método a Análise Crítica para realizar discussões sobre as etapas de conceito e elaboração dos elementos fundamentais de jogos digitais inclusivos para o gameplay, sob a perspectiva das pessoas com deficiência e à luz da teoria Interação Corporificada. Deste modo, considerar os princípios de inclusão para abordar os elementos dos jogos e articular as etapas de desenvolvimento de jogos digitais inclusivos com a Interação Corporificada, evidenciam, nesta pesquisa, como novos conceitos e perspectivas podem contribuir para subsidiar o projeto de jogos que vão na direção da inclusão das pessoas com deficiência, não somente como jogadoras, mas como personagens e desenvolvedoras de jogos. Estas percepções propiciam novas maneiras de pensar e desenvolver jogos digitais inclusivos, de modo que na construção destes artefatos sejam considerados os desdobramentos da utilização dos jogos na sociedade, que ocorre por meio das representações, dos valores e dos significados expressados pelos jogos.
Palavras-chave: Jogos Digitais. Inclusão Social. Pessoas com Deficiência. Gameplay. Interação Corporificada.

Inclusive Digital Game Elements for Gameplay in the context of People with Disabilities through Embodied Interaction Perspective

Abstract: The act of playing is a way for the player to be in the world and to understand what is around her, to experience different realities and to identify herself with the discussions provided by the game. Used as a generator of meanings for society and for people, games can be understood as artifacts that must be accessible to all members of society, particularly digital games, considering they are one of the most comprehensive technologies nowadays, through which social, cultural, political and economic discussions are held. Reflecting on the sociocultural role of digital games and their relevance to people, arises the question about people with disabilities, how these people use digital games, how they are represented in digital games, and how they are engaged in the process of digital games development. In this sense, the present research uses Critical Analysis as the main method to conduct discussions about the stages of concept and elaboration of the fundamental elements of inclusive digital games for gameplay, from the perspective of people with disabilities in the light of Embodied Interaction theory. Thus, considering the principles of inclusion to address the elements of games and articulate the stages of development of inclusive digital games with Embodied Interaction, argue, in this research, how new concepts and perspectives can contribute to support the design of games towards the inclusion of people with disabilities, not only as players, but as characters and game developers. These perceptions provide new ways of thinking and developing inclusive digital games, so that in the construction of these artifacts are considered the repercussion of the use of games in society, which occurs through the representations, values and meanings expressed by the games.
Keywords: Digital Games. Social Inclusion. People With Disabilities. Gameplay. Embodied Interaction.

Lista de publicações:

LIMA, B. ; LEITE, P. S. ; ALMEIDA, L. D. A . Writing Towards Promoting the Empowerment of Persons With Disabilities in Digital Inclusion Texts. In: XVI edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2017), 2017, Joinville, SC. IHC '17 Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2017. No prelo.

LEITE, P. S.; ALMEIDA, L. D. A . Modelo Artefato-Experiência para Elementos dos Jogos e Gameplay. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017. No prelo.

LEITE, P. S.; ALMEIDA, L. D. A . Acessibilidade e Inclusão Digital: Articulando Ensino e Extensão. In: Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC), 2017, Joinville, SC. Anais do WEIHC, 2017. No prelo.