Você está aqui: Página Inicial > Defesas > PPGTE (Mestrado): Rhodrigo Deda Gomes
conteúdo

PPGTE (Mestrado): Rhodrigo Deda Gomes

por vaniagalliciano publicado 21/08/2018 09h49, última modificação 21/08/2018 10h30
Contexto capacitante para inovação em programas de aceleração em Curitiba: mapeamento do processo de construção do conhecimento em aceleradoras de startups, à luz da Teoria Ator-Rede e do Conceito de ba
Quando
31/08/2018
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala A-203
Pessoa de contato
Participantes
Profa. Faimara do Rocio Strauhs, Dra. Orientadora - UTFPR
Banca examinadora:
Profa. Faimara do Rocio Strauhs, Dra. Presidente - UTFPR
Profa. Marisangela Brittes, Dr. - UTFPR
Prof. Sidarta Ruthes, Dr. Observatório FIEP-PR
Prof. Silvestre Labiak Jr., Dr. - UTFPR
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: O estudo tem como objetivo mapear o ambiente de seis aceleradoras de Curitiba e a dinâmica das relações dos atores humanos e não humanos na construção do conhecimento de startups, no espaço temporal de 2015 a 2017, considerando estes como espaços de criação de conhecimento. Para tanto, identificam-se os atores humanos e não humanos, descrevem-se as relações entre eles nas redes constituídas nos seis ambientes foco da pesquisa e as características de construção de conhecimento gerado nos ambientes estudados. Propõe-se mapear o processo de construção de conhecimento em programas de capacitação de startups. A pesquisa tem caráter descritivo e explicativo, uma vez que identifica as relações entre atores humanos e não humanos em programas de capacitação e as características de construção de conhecimento, a fim de apresentar uma visão mais ampla de todo esse processo. No que se refere ao delineamento metodológico, o estudo é eminentemente uma pesquisa de campo, valendo-se de entrevistas semiestruturadas e questionários, sem descuidar também do caráter bibliográfico. A pesquisa permite descrever as redes de atores humanos e não humanos em programas de capacitação em Curitiba, assim como compreender as características de ambiente de conhecimento e a rede de conhecimento dos empreendedores de startups que participam dos programas. O resultado desse estudo possibilita às aceleradoras conhecer diferentes modelos de programas de capacitação e identificar oportunidades de melhoria em seus ambientes de conhecimento inovador.
Palavras-chave: Contexto Capacitante - ba. Espaços Compartilhados de Criação do Conhecimento. Teoria Ator-Rede. Aceleradoras. Aceleradoras de Empresas. Startups. Gestão do Conhecimento.