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PPGTE (Mestrado): Talita Ketlyn Costa Cabral

por ppgte-ct publicado 13/11/2018 07h55, última modificação 13/11/2018 07h55
Meninas e meninos infratores: Um olhar sobre o processo de execução de medida socioeducativa em Rio Branco do Sul - Paraná
Quando
16/04/2018
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sala C301 do CEFET-PR
Pessoa de contato
Lindamir Salete Casagrande
Participantes
Profa. Lindamir Salete Casagrande, Dra. Orientadora - UTFPR
Banca examinadora:
Profa. Lindamir Salete Casagrande, Dra. Presidente - UTFPR
Profa. Nanci Stancki da Luz, Dra. - UTFPR
Profa. Gabriela Isabel Reyes Ormeno, Dra. - UFPR
Profa. Maria Inez Barboza Marques, Dra. - UNESPAR
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Resumo: Esta dissertação tem como tema principal as questões de gênero nas medidas socioeducativas em meio aberto. Como objetivo geral, definiu-se: analisar as questões de gênero e educacionais com base nos processos de execução de medidas socioeducativas das/os adolescentes que cometeram atos infracionais no Município de Rio Branco do Sul – Paraná. Como objetivos específicos elencaram-se: mapear os atos infracionais e medidas socioeducativas a eles associados frente sua incidência entre meninas e meninos; identificar a situação escolar das/os adolescentes na época em que cometeram o ato infracional assim como a aplicação de medidas de proteção concomitantes as medidas socioeducativas; verificar a participação dos familiares como responsáveis legais no processo de execução das medidas socioeducativas, e; analisar a situação processual das adolescentes no momento da coleta de dados. Esta pesquisa delineou-se como qualitativa, exploratória e documental. A coleta de dados foi realizada através da observação dos processos de execução de medida socioeducativa ocorridos no Município de Rio Branco do Sul – Paraná, no período de setembro de 2014 a dezembro de 2016. Para a interpretação destes dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. O universo da pesquisa foi de cem adolescentes, sendo vinte e cinco meninas e setenta e cinco meninos. Verificou-se que os meninos cometem uma variedade maior de atos infracionais do que as meninas. A gravidade destes atos também se diferenciou no período estudado, apontando registros de infrações graves somente entre os meninos. A pesquisa mostrou que os papéis sociais incutidos às/aos adolescentes e seus familiares interferem diretamente no desenvolvimento destas meninas e meninas enquanto pessoas. As relações de gênero, de educação e trabalho, permearam todas as categorias estudadas. Embora as medidas socioeducativas estejam em evidência nos estudos acadêmicos, a pesquisa mostrou que existe a necessidade de se visibilizar os sujeitos deste processo, atentando-se a eles não parcialmente, mas em sua integralidade.
Palavras-chave: Medida Socioeducativa. Ato infracional. Relações de Gênero.

Girls and boys offenders: A look at the process of executing socio-educational measures in Rio Branco do Sul - Paraná

Abstract: This dissertation has as main theme gender issues in socio-educational measures in open environment. As a general objective, it was defined: Analyze gender and educational issues based in execution procedures for socio-educational measures for adolescent who committed offending acts in the Municipality of Rio Branco do Sul - Paraná. As specific objectives: map the infractions and socio-educational measures associated with them in relation to their incidence among girls and boys; Identify the adolescent's school situation at the time they committed the offending act as well the application of protective measures concomitant with socio-educational measures; Verify the participation of family members as legal guardians in the process of execution socio-educational measures, and; analyze the procedural situation of adolescents at the time of data collection. This research was delineated as qualitative, exploratory and documentary. The data collection was carried out through the observation of the processes of execution of socio-educational measures that occurred in the Municipality of Rio Branco do Sul – Paraná, in the period of September 2014 and December 2016. For the interpretation of these data, the technique of content analysis was used. The universe of the research was of one hundred adolescents, being twenty five girls and seventy five boys. It has been found that boys committed a greater variety of offending acts than girls. The severity of these acts also differed in the period studied, pointing out records of serious infractions only among boys. Research has shown that the social roles instilled in adolescents and their families directly interfere in the development of these boys and girls as individuals. Gender, education and work relations permeated all the categories studied. Although socio-educational measures are evident in academic studies, this study has shown that there is a need to make aware the subjects of this process, not partially paying attention to them, but in their entirety.
Keywords: socio-educational measure, offending act, gender issues

Lista de publicações:

CABRAL, Talita Ketlin Costa; CASAGRANDE, Lindamir Salete. Educação , gênero e trabalho: a realidade dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto no municipio de Rio Branco do Sul. In: XI Jornadas Latina-Americanas de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia - ESOCITE 2016. Curitiba, 2016.

CABRAL, Talita Ketlin Costa; CASAGRANDE, Lindamir Salete. Relações de trabalho e medidas socioeducativas em meio aberto: estado da arte. In: 13º mundos de Mulheres/Fazendo gênero Disponível em: <http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resource/anais1498578530_ ARQUIVO_Relacoesdetrabalhoemedidassocioeducativasemmeioabertoestadod aarte.pdf>

FERREIRA, Michel Alves; PARINGER, Talita Ketlyn Costa Cabral; CASAGRANDE, Lindamir Salete. O que você já deixou de fazer por ser mulher? Relato de uma experiência. In: Cadernos de Gênero e Tecnologia. v. 10, n. 35 (2017).