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PPGTE (Mestrado): Vinícius Miranda de Morais

por vaniagalliciano publicado 04/09/2018 11h55, última modificação 04/09/2018 11h55
Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana
Quando
26/03/2015
de 14h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Sede Central: Sala C-301
Pessoa de contato
Participantes
Profa. Marinês Ribeiro dos Santos, Dra. Orientadora UTFPR
Banca examinadora:
Profa. Marinês Ribeiro dos Santos, Dra. Presidente UTFPR
Prof. Ronaldo de Oliveira Corrêa, Dr. UTFPR
Profa. Joana Mello de Carvalho e Silva, Dra. USP
Prof. Jamil Cabral Sierra, Dr. UFPR
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Resumo: Neste trabalho tenho como objetivo evidenciar as imbricações entre cultura material e as relações de gênero, problematizando a construção de representações de masculinidades em ambientes comerciais destinados exclusivamente ao público masculino. O recorte de estudo está centrado nos projetos publicitário e de arquitetura de interiores da Barbearia Clube, inaugurada em Curitiba no ano de 2007. O planejamento destes projetos foi articulado com um ideal de masculinidade chamado de “homem clássico”, caracterizado por atributos como “macho”, “tradicional” e “sem frescura”, que serviu de base para o desenvolvimento dos materiais de comunicação e da decoração da barbearia. Os projetos publicitário e de arquitetura de interiores são analisados neste trabalho por meio das narrativas obtidas mediante entrevistas com os (as) envolvidos (as) nos projetos, da leitura de imagens veiculadas nos materiais gráficos de divulgação da Barbearia Clube, assim como por meio de imagens obtidas mediante o registro fotográfico em visitas realizadas ao estabelecimento. Com essas análises tenho como objetivo evidenciar o caráter de construto social das prescrições de gênero, assim como o papel fundamental dos artefatos na construção dos sujeitos e de suas identidades.
Palavras-chave: relações de gênero; cultura material; representações de masculinidades

Manly Stuff: depictions of masculinities in a barber shop in Curitiba

Abstract: My goal in this dissertation is to expose the imbrications between material culture and gender relationships by approaching the construction of depictions of masculinities at store environments designed exclusively for male customers. The scope of study is centered on the advertising and interior design projects of Barbearia Clube, opened in Curitiba in 2007. The planning of these projects hinged on a masculinity ideal called “classic man”, presenting features such as “manly”, “traditional” and “with no frills”, which became the foundation for the development of the barber shop’s communication signs and decoration. The analysis of the advertising and interior design projects is carried out through statements obtained in interviews with the persons involved in the projects, the assessment of images applied in Barbearia Clube advertisement pieces, as well as images obtained by photographic process in visits to the premises. With this analysis I aim to expose the social construct character from gender prescriptions as well as the fundamental role of artifacts in the construction of subjects and their identities.
Keywords: gender relationships; material culture; depictions of masculinities

Lista de publicações:

MORAIS, Vinícius Miranda de ; SANTOS, Marinês Ribeiro . Cultura material e representações de masculinidades: um estudo de caso em barbearias de Curitiba. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 - Desafios atuais dos feminismos, 2013, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 - Desafios atuais dos feminismos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013. p. 1-13.