Notícias
III CONFERÊNCIA DE PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
A participação da Teoria Histórico-Cultural desenvolvida por Lev Vigotski e sua relação com a Ciência, Tecnologia e a Sociedade contribuem para a construção de um conhecimento profundo sobre as relações intersubjetivas que se dão nos espaços formativos da educação humana. Desse modo, é preciso problematizar a participação efetiva dos atores sociais envolvidos na produção e reprodução do saber e fazer no contexto da pandemia. A expectativa é de que a conferência possa promover a conscientização da importância da igualdade entre os povos, do respeito às diversidades culturais e do direito à vida. De forma que o direito à vida no planeta permanece como essencial no centro do debate sobre o desenvolvimento do conhecimento científico.
Assim a promoção do desenvolvimento social se relaciona diretamente com a ideia de justiça social, na prática, a Conferência pretende debater questões sobre como alcançar a justiça social principalmente no momento em que se vive uma existência pandêmica como manter uma coexistência pacífica entre os indivíduos e a sociedade.
A pluralidade de uma teoria crítica da sociedade moderna deve enfatizar o impacto dos aspectos contextuais históricos e culturais da tecnologia sobre os seus saberes. A tecnologia não é apenas o controle racional da natureza, mas o seu desenvolvimento e utilização do que se constitui como sabedoria e conhecimento social. Nesse sentido devemos incorporar a interdisciplinaridade das novas ciências às reformulações teóricas, a fim de construir uma ampla rede de relações de aprendizagens colaborativas que possam ser efetivas na construção de uma sociedade mais democrática e justa.
publicado:
16/09/2021 12h16
última modificação:
16/09/2021 12h16