Você está aqui: Página Inicial > Sobre > Histórico do PPGTE
conteúdo

Histórico do PPGTE

por tassia publicado 02/10/2018 17h42, última modificação 02/10/2018 17h42

A proposta do PPGTE assume como pressuposto a noção de que a sociedade modela a ciência e a tecnologia e essas, por sua vez, modelam a
sociedade e o ambiente, o que se reflete na formalização de uma área de concentração denominada Tecnologia e Sociedade. O corpo docente
envolvido neste programa tem como desafio a superação dos processos de reificação formais cristalizados no saber e no fazer de diferentes disciplinas e antevê como horizonte o desenvolvimento de aportes teóricos e práticos voltados ao objeto de pesquisa, campos de formação e projetos de extensão que tenham o potencial de mediar diferentes modos de articulação e integração disciplinar envolvendo as complexas relações entre tecnologia e sociedade.

A tecnologia, como compreendida neste programa de pós-graduação, é inerente à sociedade e não pode ser dissociada desta. Neste viés, o propósito das pessoas que constroem o programa é pesquisar as implicações, as transformações e os desdobramentos da tecnologia na sociedade, e vice-versa. Interessa ao programa, por exemplo, como alguma tecnologia interferiu ou interfere na vida das pessoas em suas maneiras de agir, aprender e se posicionar. Mas também interessa ao programa investigar como valores, práticas e histórias de vida permeiam ou influenciam as tecnologias daqueles ou daquelas que a projetam utilizam-na ou descartam-na.

Tendo o quadro da interdisciplinaridade como referência, o programa se organiza em torno de três grandes linhas de pesquisa:
- Tecnologia e Desenvolvimento (TD)
- Mediações e Cultura (MC)
- Tecnologia e Trabalho (TT)

Estas linhas, que também abrigam os grupos de pesquisa do programa, longe de definirem setores autônomos, apresentam-se como campos de pesquisa em que suas competências heterógenas do quadro de docentes-pesquisadores são catalisadas por um conjunto de dimensões teóricas que o programa assume como fundamentais nas suas práticas de pesquisa.

Assim, não é o tema em si que caracteriza a pesquisa desenvolvida no programa, mas o enfoque que lhe é dado pelo conjunto dessas dimensões, a saber, as dimensões epistemológicas e ética; histórica e cultural; socioeconômica; ambiental e a criativo-reflexiva, dentre outras. Se a dimensão epistemológica e ética traz a luz questões acerca do processo de construção de conhecimento e dos valores que o permeiam; as dimensões históricas e cultural delineiam o percurso temporal e circunstancial das relações entre atores humanos e manifestações tecnológicas. As dimensões socioeconômicas trazem a cena a preocupação com os elementos condicionantes da atividade humana, enquanto a dimensão ambiental traduz o cuidado com o s efeitos de ações do presente sobre a sustentabilidade futura das comunidades. Finalmente, a dimensão criativo-reflexivo aponta para a gênese da tecnologia e sua dimensão sociocultural.

Em particular, no escopo das relações entre Tecnologia e Sociedade, diversos grupos de pesquisa exploram as dimensões associadas as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CHTS), Trabalho e educação (GETET), Gênero e Tecnologia (GETEC), Design, Arte e cultura (DAC), Aprendizagem Humana e Organizacional (TAHO), Desenvolvimento e Sustentabilidade( TDS), Gestão e Inovação (NGT). Isto permite que objetos de estudo compreendidos como independentes em outros foros possam ser correlacionados, trazendo à luz importantes relações entre os processos de produção, difusão, apropriação, uso ou descarte de tecnologia e de conhecimento na sociedade.

No final de 2007, a Capes aprovou o projeto de doutorado no PPGTE. A primeira turma do curso de doutorado iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2008. Desde então, o PPGTE passou a ofertar vagas para mestrado e doutorado.