Você está aqui: Página Inicial > Documentos > Requerimentos e modelos
conteúdo

Requerimentos e modelos

por carine publicado 04/01/2022 15h32, última modificação 29/05/2023 10h15

Requerimento geral

Estamos migrando os requerimentos do formato físico e e-mail (utilizados durante a pandemia) para o formato digital.

A partir de 01 de janeiro de 2022, os requerimentos deverão ser realizados preferencialmente em formato digital, através do formulário  REQUERIMENTO GERAL - DIRPPG-DV .

 

Solicitações que podem ser realizadas online:

1. Matrícula como aluno especial em disciplina (anexar solicitação específica).

2. Matrícula em disciplina.

3. Cancelamento de matrícula em disciplina.

4. Validação de disciplinas cursada em outro programa ou outra instituição (documentação comprobatória com código de validação online).

5. Validação de créditos complementares.

6. Validação de proficiência/suficiência em língua estrangeira (documentação comprobatória com código de validação online).

7. Validação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (documentação comprobatória com código de validação online).

8. Trancamento do Curso.

9. Desligamento do Curso.

10. Prorrogação de prazo de entrega de correções da dissertação (anexar solicitação específica).

11. Reingresso no Curso.

12. Declaração.

13. Aproveitamento e/ou equivalência de disciplinas cursadas no mestrado.

14. Outros.

 

Solicitações que precisam ser realizadas pessoalmente:

 1. Validação de disciplinas cursada em outro programa ou outra instituição (quando a documentação comprobatória não possui código de validação online).

2. Validação de proficiência/suficiência em língua estrangeira (quando a documentação comprobatória não possui código de validação online).

3. Validação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (quando a documentação comprobatória não possui código de validação online).

 

APENAS requerimentos que necessitam de entrega de documentação original para autenticação e/ou assinaturas deverão ser entregues presencialmente em formato físico (papel). Estes deverão utilizar este modelo de REQUERIMENTO GERAL ENTREGA PRESENCIAL

 

Outras Solicitações:

 Solicitação de inclusão de coorientador: Pode tramitar por e-mail. Orientador encaminha e-mail com cópia para todos os envolvidos, os quais deverão responder declarando se estão de acordo ou não com a alteração/inclusão.

 Solicitação de realização de estágio de docência: Via SEI (orientador monta o processo)  Consultar orientação aqui!

 

Formulário para comprovação de participação em bancas examinadoras

Conforme regulamento do PPZ Unioeste/UTFPR:

Art. 6º. É obrigatório que o discente assista a 5 (cinco) defesas de dissertação de mestrado e/ou de tese de doutorado, na área de Ciências Agrárias, até o dia em que o mesmo encaminhe o requerimento de sua própria defesa de dissertação/tese, ou seja, até 20 (vinte) dias antes da defesa.

§ 1º Os discentes de doutorado obrigatoriamente terão que assistir a 2 (duas) defesas de doutorado dentro do total das 5 (cinco) defesas na área de Ciências Agrárias.

Obs: Para as defesas realizadas em formato on-line, anexar o print da tela como comprovante.

 

Proposta de Projeto de Pesquisa de Mestrado

Modelo de Projeto de pesquisa a ser entregue no final do primeiro semestre letivo do curso, conforme definido no calendário acadêmico (Pode ser integrado à disciplina de Seminários).

 

Relatório de Desempenho Acadêmico (Semestral) 

Modelo de relatório para alunos bolsistas

Modelo de relatório para alunos não bolsistas

Modelo de Relatório. Deverá ser preenchido e enviado em Word para o(a) orientador(a), este verifica as informações, acrescenta as observações pertinentes e na sequência, abre um relatório geral no SEI no processo correspondente, copia e cola o texto do documento, assina e disponibiliza para o aluno assinar digitalmente.

 

Requerimento de aluno especial

Da seleção de alunos especiais para cursar disciplina na Sede UTFPR:

Conforme o Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR nº 78, de 14 de abril de 2022:

Art. 34 - Os alunos são classificados nas categorias de Aluno Regular, Aluno Especial e Aluno do Programa de Aceleração à Pós-Graduação.

§1º - A categoria de Aluno Regular corresponde ao candidato que é admitido pelo Programa durante o processo de seleção e que realiza sua matrícula formal de acordo com as normas da UTFPR.

§2º - A categoria de Aluno Especial corresponde ao candidato que é admitido no curso de Mestrado durante o processo de seleção para cursar um número limitado de disciplinas definido em Resolução Interna do Programa durante, por 1 ano letivo e que realiza sua matrícula formal de acordo com as normas da UTFPR. O colegiado de curso poderá estender em no máximo 1 ano a permanência do aluno na categoria especial.

§3º - O Aluno Especial pode passar para a categoria de Aluno Regular de acordo com critérios definidos em Resolução Interna do Programa e sem a necessidade de participar novamente do Processo de Seleção.

§4º - O Aluno Especial que não cumprir os critérios exigidos em Resolução Interna do Programa para passar para a categoria de Aluno Regular será desligado pela coordenação.

§5º - O Aluno Especial deverá cursar pelo menos uma disciplina no período letivo.

 

Requerimento de aluno externo

Da seleção de alunos externos para cursar disciplina na Sede UTFPR:

Conforme o Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR, aprovado pela Resolução COUNI/UTFPR nº 78, de 14 de abril de 2022:

Art. 47 - As disciplinas dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu podem ser ofertadas a participantes externos segundo critérios definidos em Resolução Interna do Programa.

§1º - A categoria de participante externo ao Programa abrange alunos de graduação da UTFPR ou Instituição de Ensino Superior, alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu de outros Programas da UTFPR ou de outras instituições e profissionais portadores de diploma de nível superior.

§2º - O participante externo aprovado na disciplina fará jus a uma declaração.

§3º - A disciplina cursada pelo participante externo pode ser validada nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UTFPR.

 Os candidatos interessados em cursar disciplinas como alunos externos no PPZ – Sede UTFPR deverão realizar sua inscrição conforme edital específico divulgado a cada semestre letivo.

 

Transferência de Orientador

Solicitação de transferência de orientador