Você está aqui: Página Inicial > Defesas > Mestrado - Jessica Augustin Schifler
conteúdo

Mestrado - Jessica Augustin Schifler

por dirppg-ct publicado 12/11/2020 09h20, última modificação 12/11/2020 09h20
A família dos números metálicos no ensino e aprendizagem de conteúdos de matemática na educação básica
Quando
17/12/2020
de 13h30 até 16h30
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Via videoconferência - Meet.Google.Com/Aru-Spdw-Hkj
Pessoa de contato
Profa. Olga Harumi Saito, Dra. - UTFPR
Participantes
Orientador(a): Profa. Olga Harumi Saito, Dra. - UTFPR
Banca examinadora:
Presidente: Profa. Olga Harumi Saito, Dra. - UTFPR
Prof. Rudimar Luiz Nós, Dr. - UTFPR
Prof. Vitor José Petry, Dr. - UFFS
Examinador Suplente: Profa. Patricia Massae Kitani, Dra. - UTFPR
Adicionar evento ao calendário
iCal

Resumo: Apresentamos neste trabalho a família dos números metálicos, suas características e propriedades. Os números de ouro e de prata são os integrantes mais conhecidos dessa família, com aplicações nas artes, na arquitetura, na engenharia, na música e na literatura. Desenvolvemos oficinas com os estudantes das turmas do 6o ano ao 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zona rural do município de Mafra, Santa Catarina, introduzindo os números metálicos no estudo de frações, razões, proporções, polígonos regulares, números irracionais e equações quadráticas. Nas atividades, conciliamos o estudo desses conteúdos ao uso de tecnologias, como tablets, o GeoGebra e Planilhas Google, além de vídeos sobre o tema. Concluímos que os números metálicos e as ferramentas tecnológicas possibilitam a contextualização dos conteúdos abordados, incentivando os estudantes a discutirem e aprofundarem os conhecimentos matemáticos.
Palavras-chave: Ensino de Matemática, média metálica, GeoGebra, Planilhas Google, polígonos, números irracionais.

The family of metallic numbers in teaching and learning of mathematical content in elementary education
Abstract: We present in this work the family of metallic numbers, their characteristics and properties. The gold and silver numbers are the best-known members of this family, with applications in arts, architecture, engineering, music and literature. We developed workshops with students from the 6th to 9th grades of elementary school of a public school in the rural area of Mafra, Santa Catarina, introducing the metallic numbers in the study of fractions, ratios, proportions, regular polygons, irrational numbers and quadratic equations. In the activities, we combine the study of these contents with the use of technologies, such as tablets, GeoGebra and Google Sheets, in addition to videos on the subject. We conclude that metallic numbers and technological tools make it possible to contextualize the content covered, encouraging students to discuss and deepen mathematical knowledge.
Keywords: Mathematics teaching, metallic mean, GeoGebra, Google Sheets, polygons, irrational numbers


Lista de publicações:
-