Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Estude na UTFPR > Sisu > Matrícula
conteúdo

Matrícula - Período Letivo 2020/2

publicado 14/07/2020 11h30, última modificação 25/08/2020 10h20

Voltar para a página inicial

 


Você foi convocado para efetuar sua matrícula na UTFPR ?

Parabéns!! Seja bem-vindo!

Vamos explicar o que você deve fazer doravante, para efetivar sua matrícula...

Quadro de Links Rápidos:

VÍDEOS

(Orientações para todas as chamadas)

MATRÍCULA

(Upload de Documentos, Complementação, Recurso e Resultados)

Documentos & Declarações GERAL
Matrícula Plataforma de Matrícula Documentação Cronograma
Complementação Declarações  (Modelos)  Contatos
  Declarações Editáveis Edital
Dicas  (Digitalização Documentos)

 

ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITOS DOCUMENTOS ENVIADOS POR E-MAIL.

 

Primeiro, leia todas as instruções de matrícula a seguir e depois, com o número do seu CPF e de sua inscrição no ENEM em mãos, clique no link da Plataforma de Matrícula, no quadro de links rápidos acima, para participar da Etapa 1.

 

IMPORTANTE: Ainda não temos data de início do segundo semestre letivo de 2020. Mas não se preocupe, assim que for definida será divulgada, aqui no site: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/sisu/

 

O processo de matrícula SISU da UTFPR compreende 2 (duas) Etapas (ver cronograma no quadro acima), ambas obrigatórias para TODOS os candidatos selecionados, independente do número de chamadas do Processo Seletivo. As etapas são:

  • ETAPA 1: Consiste em realizar upload de toda documentação;
  • ETAPA 2: Consiste na Autenticação Administrativa dos documentos enviados na ETAPA 1.

 

ETAPA 1: 

O envio da documentação de matrícula, ETAPA 1, será realizada exclusivamente pela internet usando a Plataforma de Matrícula (ver quadro de links rápidos acima).

Fases:

  1. Envio da Documentação - remotamente (2ª Chamada - 17 a 20/08)
  2. Análise da Documentação pelas comissões
  3. Resultado Preliminar da análise documental (2ª Chamada - 24/08)
  4. Complemento da Documentação - remotamente (2ª Chamada 25 a 26/08)
  5. Análise do complemento pelas comissões
  6. Resultado dos Matriculados Etapa 1 (2º Chamada 28/08)
  7. Recursos - remotamente (2ª Chamada 29 a 31/08)
  8. Resultado Final da Etapa 1 (2ª Chamada 02/09)


Documentação Necessária :
Toda a documentação necessária, conforme a sua categoria de Cotista ou Não Cotista, está disponível no Anexo III do Edital 024/2020-PROGRAD (Ver quadro de links rápidos acima).

 Declarações:

As declarações estão disponíveis de duas formas:
1)   Para acessar os Modelos de Declaração, preencher, assinar e digitalizar, clique em Declarações no quadro de links rápidos acima.
OU
2)    Se você possui “Adobe Reader”, pode preencher as declarações diretamente no arquivo PDF. Para preenchimento e Orientações clique em Declarações Editáveis, no quadro de links rápidos acima.

Importante: Todas as declarações necessárias conforme a sua categoria de Cotista ou Não Cotista devem ser anexadas no arquivo PDF respectivo, junto com o restante da documentação (ver item Envio da Documentação).

 1. Envio da Documentação:
Consiste em digitalizar/escanear (ver Dicas em quadro de links rápidos acima) toda a documentação acadêmica e da exigida na sua categoria de cota, se for o caso, conforme Anexo III do Edital. Os arquivos digitalizados devem ser agrupados em arquivo(s) PDF(s) conforme especificado abaixo:

a) DocumentacaoAcademica.pdf : um único arquivo contendo toda a documentação acadêmica;
b) DocumentacaoPPI.pdf: um único arquivo contendo toda a documentação específica  referente a autodeclarado preto ou pardo ou indígena (PPI);
c) DocumentacaoPCD.pdf: um único arquivo contendo toda a documentação  específica referente aos declarados pessoa com deficiência (PCD);
d) DocumentacaoRenda.pdf: um único arquivo contendo toda a documentação  específica referente a comprovação de renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salários-mínimos nacional vigente no ano de 2020.

Logo após gerar o(s) arquivo(s) PDF(s), este (s) deve (m) ser enviado (s) para análise, via upload pela Plataforma de Matrícula.

                                                   Voltar

2. Análise da Documentação pelas comissões:

Após o candidato enviar a documentação, esta será analisada por comissão competente. 

  Voltar

3. Resultado Preliminar:
Cada comissão emitirá parecer indicando se a documentação enviada atende ao exigido, se falta documento e deve ser complementado ou se existe documento ilegível que deve ser substituído. 

O Resultado poderá  ser visualizado individualmente na Plataforma de Matrícula no portal da UTFPR.

  Voltar

4. Complemento da documentação (remotamente):
Na período de complementação, documentos faltantes poderão ser complementados e documentos ilegíveis poderão ser substituídos, via upload pela Plataforma de Matrícula.

  Voltar

5. Análise do complemento pelas comissões:
Após o candidato enviar a documentação complementar, esta será analisada pela devida comissão que emitirá parecer que poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de Matrícula no portal da UTFPR.

  Voltar

6. Resultado dos Matriculados Etapa 1

Cada comissão emitirá parecer indicando se a documentação enviada atende ao exigido ou não.
O Resultado poderá ser visualizado individualmente na Plataforma de Matrícula, no portal da UTFPR.

  Voltar

7. Recurso (remotamente):
Após o resultado da análise documental, no caso de indeferimento, caberá recurso fundamentado, no período estipulado no cronograma e enviado pela Plataforma de Matrícula.
Obs.: Entende-se por recurso de indeferimento de matrícula o reexame da decisão do indeferimento, visando obter sua reforma ou modificação, não sendo aceita a complementação de documentos não enviados/apresentados pelo candidato.

  Voltar

8. Resultado Final da Etapa 1
Após análise do recurso, o resultado será publicado no portal da UTFPR.

  Voltar

Cronograma:
No cronograma estão disponíveis todas as datas/períodos das fases da matrícula que o candidato precisa acompanhar (ver quadro de links rápidos acima).

 

ETAPA 2:

Consiste na autenticação administrativa dos documentos, realizada no início do período letivo, para os candidatos que tiveram sua documentação aceita  na Etapa 1.

Entende-se por autenticação administrativa a verificação da autenticidade do documento enviado em PDF com o documento original apresentado.

Topo