Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Biblioteca e Produção Acadêmica Informações Técnicas

Informações Técnicas

Para disponibilizar os materiais nos acervos, o Sistema de Bibliotecas utiliza algumas ferramentas que são descritas abaixo.

 

AACR2

O Anglo-American Cataloging Rules (Código de Catalogação Anglo-Americano), 2 edição, é o principal instrumento utilizado para a representação descritiva de uma obra. Compreende um conjunto de regras que são seguidas com o objetivo de padronizar a forma como as bibliotecas disponibilizam suas informações, apontando, por exemplo, o padrão de entrada de uma pessoa ou instituição na publicação descrita.

 

CDD

A Dewey Decimal Classification (Classificação Decimal de Dewey - CDD) é um sistema desenvolvido por Melvil Dewey, em 1876, para a representação temática do conhecimento. É amplamente utilizada por bibliotecas de todas as partes do mundo e baseia-se na escolha de números decimais para o estabelecimento das categorias, o que dá possibilidade à utilização de estrutura hierárquica.

Principais classes:

000 Generalidades

100 Filosofia

200 Religião

300 Ciências Sociais

400 Línguas

500 Ciências Puras

600 Ciências Aplicadas

700 Artes

800 Literatura

900 História, Geografia e Biografias

 

Cutter

A notação de autor utilizada no Sistema de Bibliotecas da UTFPR foi desenvolvida por Charles Ammi Cutter, em 1880. Este sistema alfanumérico  representa o sobrenome de um autor ou a primeira palavra de um título, que codificado, compõe o número de chamada de uma obra. Ex.: Lopes = L864

 

MARC

O Machine Readable Cataloging (MARC) é um padrão internacional utilizado para o intercâmbio de dados bibliográficos. É constituído por três elementos: a estrutura do registro, a indicação de conteúdo e o conteúdo dos elementos componentes do registro. Ex.: O campo 245 sempre é utilizado para descrever o título de uma obra. O campo 250 sempre indicará a edição, etc.

 

Pergamum

O Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas foi desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), implementado na arquitetura cliente/servidor, com interface gráfica - programação em Delphi, PHP e JAVA, utilizando banco de dados relacional SQL (ORACLE, SQLSERVER ou SYBASE). Contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada para facilitar a gestão da mesma, melhorando a rotina diária dos usuários.

 

TEDE/BDTD

O sistema TEDE foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e tem como objetivo proporcionar a implantação de bibliotecas digitais de teses e dissertações nas instituições de ensino e pesquisa e sua integração à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

 

Padronização de autoridades

Denomina-se autoridade um nome ou assunto vinculado a uma obra. Para sua padronização, são utilizados, em ordem de preferência: o catálogo de autoridades da Biblioteca Nacional do Brasil, a Library of Congress Subject Headings (LCSH), o catálogo de autoridades da Rede Pergamum, o catálogo de outras bibliotecas nacionais, vocabulários controlados e tesauros.