Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2016 Câmara de vereadores presta homenagem a Roque Both, um dos idealizadores da UTFPR em Dois Vizinhos

Em uma sessão emocionante, cheia de relatos e manifestações de carinho da esposa, filhos e dos netos, os vereadores de Dois Vizinhos concederam o título de Cidadão Honorário ao professor Roque José Both, no dia 12 de dezembro. Além dos familiares e convidados a cerimônia contou com a presença do ex-deputado Ivânio Guerra, Jaime Guzzo ex-prefeito de Dois Vizinhos, do atual prefeito Raul Isotton, do ex-diretor da UTFPR-DV Sergio Mazaro e do atual Diretor-Geral do Câmpus, Alfredo de Gouvêa.

O professor Roque teve sua vida dedicada a educação em Dois Vizinhos, como docente, diretor de escola e como Secretário de Educação. Entre suas contribuições ao ensino duovizinhense o professor Roque foi responsável pela nucleação, que transformou a realidade de várias escolas multisseriadas pela concentração em escolas melhor estruturadas, dando condições mais dignas a professores e alunos. Contudo, foi como idealizador e batalhador da implantação da Escola Agrotécnica Federal, atual UTFPR, que o professor Roque deu sua grande contribuição para Dois Vizinhos. Em seu pronunciamento, o professor Roque afirmou que “a fé dispensa certezas” e foi com esta convicção que ele transformou seu sonho em projeto e foi em busca da sua realização. O professor Roque lembrou que este sonho só se tornou realidade graças a pessoas como os prefeitos José Ramuski Júnior (1989-1992) e Olivindo Cassol (1993-1996) que acreditaram e tiveram o apoio e dedicação do então Deputado Federal Ivânio Guerra. Depois de adquirido o terreno e a feitas as edificações, o funcionamento só ocorreu graças ao empenho do prefeito Jaime Guzzo (1997-2000), pela dedicação do professor Paulo Antônio Silveira de Souza, diretor da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul de Santa Catarina e do professor Genuíno Negri, primeiro diretor da Unidade de Dois Vizinhos.

Depois de implantada, a instituição passou por importantes transformações como a incorporação ao CEFET-PR em 2004 e a transformação em universidade em 2005, com o apoio do então prefeito Lessir Bortoli (2001 a 2008). O professor Both, ao ver a Universidade nos dias de hoje, concluiu que suas batalhas valeram a pena e lembrou aos professores da UTFPR a necessidade da continuidade do sonho.

Nossa gratidão ao Cidadão Honorário Roque José Both pela dedicação a nossa instituição e parabéns pelo merecido reconhecimento pela Câmara dos Vereadores.

Atualizado em: 15/12/2016