Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2016 UTFPR-DV / ACEDV / Prefeitura Municipal ganham prêmio SESI ODS 2016 na área de meio ambiente

UTFPR-DV / ACEDV / Prefeitura Municipal ganham prêmio SESI ODS 2016 na área de meio ambiente

A UTFPR Câmpus Dois Vizinhos, através de projeto realizado em parceria com a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV) e a Prefeitura Municipal, foi vencedora do Prêmio SESI Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2016, na área de Prosperidade e cuidados com o Planeta, na categoria instituição pública. Em cerimônia realizada na noite do dia 23 de novembro, a premiação ocorreu na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), durante o Congresso SESI ODS 2016.

A premiação ocorreu com base no Projeto “Dois Vizinhos mais verde: programa de arborização participativa para a sustentabilidade urbana de Dois Vizinhos/PR”, desenvolvido desde 2010 em parceria com diversas instituições do município, principalmente do Núcleo de Responsabilidade Social Empresarial (NURSE) da ACEDV e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Dois Vizinhos, além de diversas outras instituições parceiras das diversas fases do projeto, formada tanto por escolas, associações, clubes de serviços, empresas, veículos de imprensa, entre outros parceiros.

O prêmio SESI ODS 2016 é considerado um reconhecimento do trabalho realizado por empresas públicas e privadas para a promoção do desenvolvimento sustentável. São avaliadas práticas com pelo menos um ano de duração e que se enquadrem nas temáticas de erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, redução das desigualdades, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção sustentáveis, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.

De acordo com os Professores do curso de Engenharia Florestal Flávia Brun e Eleandro Brun, que coordenam o projeto e representaram os parceiros na cerimônia, a premiação é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido, que está trazendo vários benefícios ao município e seus habitantes, pelas melhorias socioambientais que tem trazido.

 

O Projeto

O projeto premiado, nomeado “Dois Vizinhos mais verde: programa de arborização participativa para a sustentabilidade urbana de Dois Vizinhos/PR”, traz um apanhado geral das experiências desenvolvidas pela UTFPR e parceiros para promoção da sustentabilidade socioambiental urbana.

A integração da UTFPR-DV com os parceiros tem gerado diversas ações em prol da qualidade ambiental urbana, contemplando ações de melhoria da arborização do Câmpus da UTFPR, ações em parques e praças da cidade, projetos e ações de arborização em parceria com empresas do ramo de comércio e serviços da cidade, instalação de um viveiro escola na Guarda-Mirim de Dois Vizinhos, mudanças na metodologia da poda das árvores urbanas, diversas atividades de ensino aos alunos da UTFPR e também de escolas da cidade, entre outras ações.

Um dos pontos chave que tem possibilitado que as ações se desenvolvam na prática é a participação dos empresários que apoiam o projeto, tanto em nível de investimento como de ações de divulgação. Até o momento, empresas principalmente do ramo de comércio e serviços tem aderido ao projeto, atuando no sentido de fomentar ações práticas.

O grande diferencial inovador do presente projeto é que o mesmo tem suas ações baseadas na integração direta da universidade com a sociedade, onde os alunos de graduação que cursam as disciplinas da área temática de arborização urbana na UTFPR-DV são desafiados a interagirem com a comunidade duovizinhense no sentido de selecionarem em conjunto uma área para ser avaliada e desenvolvido um projeto de arborização para a mesma.

Com base em todo o arcabouço teórico recebido em sala de aula, os alunos realizam diagnósticos na área selecionada, reuniões com os empresários e entidades parceiras (na qualidade de clientes do grupo de estudantes), bem como ouvem a população em geral que também é usuária dos espaços públicos e, posteriormente, desenvolvem todas as etapas de um projeto de arborização, contemplando os anseios e percepções dos diversos atores envolvidos no processo.

Com a finalização do projeto, o mesmo é apresentado pelos alunos aos demais envolvidos e aos professores, realizam-se adequações e é então planejada a execução do mesmo. Todas as ações da UTFPR-DV são realizadas de forma gratuita, ficando a implantação dos projetos por conta dos empresários envolvidos, com apoio da Prefeitura Municipal.

Dessa interação são produzidos benefícios a todos os envolvidos, que vão além da melhoria da arborização da cidade que, em um futuro próximo, terá mais árvores, um microclima melhor, menos poluição, mais sombra, mais flores, maior equilíbrio ambiental, entre outros tantos aspectos positivos proporcionados pela arborização das vias públicas e outros espaços.

prêmio SESI ODS 2016

 

Atualizado em: 02/12/2016

Ações do documento