Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2016 UTFPR-DV inicia parceria com Sindicato Rural e SENAR

UTFPR-DV inicia parceria com Sindicato Rural e SENAR

Desenvolvimento de empreendedorismo e software na agricultura
Na última terça-feira, dia 13, os professores Almir Antonio Gnoatto, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) e Gabriel Costa Silva (Assessor da DIREC) se reuniram com Eduardo Marcante (Supervisor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR), Pedro Sbardelotto, presidente do Sindicato Rural de Dois Vizinhos (SRDV), e Leandro Sbardelotto (Agricultor) na sede do SRDV para discutir iniciativas para o desenvolvimento da agricultura regional por meio do empreendedorismo e do uso de software.

O professor Almir apresentou as ações realizadas em 2016 e as propostas de ações para 2017 do convênio Educação Empreendedora, entre o SEBRAE e a UTFPR Câmpus Dois Vizinhos. Entre as propostas para 2017 está o incentivo à prática empreendedora aplicada à agricultura. O professor Almir ainda ressaltou a importância do empreendedorismo como instrumento para apoiar a sucessão familiar na área da gestão de propriedades rurais.

O professor Gabriel apresentou um projeto interdisciplinar que visa a integração dos alunos do curso de Engenharia de Software com disciplinas da área de Agronomia. Nesse projeto, alunos e professores visitarão propriedades rurais para entender as necessidades e propor soluções tecnológicas que possam automatizar processos, reduzir custos operacionais e aumentar a qualidade de vida dos pequenos e médios produtores rurais da região. Adicionalmente, foi proposta uma parceria com o SENAR para a produção de jogos educacionais que possam auxiliar na formação oferecida pelo SENAR.

Marcante e Sbardelotto receberam positivamente as propostas, que agora serão encaminhadas para apreciação da diretoria na próxima reunião do SRDV. Com a aprovação da diretoria, a UTFPR deverá firmar convênio para início dos trabalhos já em fevereiro de 2017.

Atualizado em: 15/12/2016