Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Acadêmicos da UTFPR-DV participam de Visita Técnica Multidisciplinar para conhecer o bioma Pantanal

Acadêmicos da UTFPR-DV participam de Visita Técnica Multidisciplinar para conhecer o bioma Pantanal

De 7 a 10 de setembro, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas participaram da visita técnica multidisciplinar na cidade de Miranda - MS, com o objetivo de conhecer o bioma Pantanal. A visita contou com a parceria da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos e Câmpus de Santa Helena e a presença de professores da área de Ecologia geral, Botânica, Engenharia Florestal, Zoologia e Educação ambiental.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de aprender diferentes técnicas de amostragem em campo e desenvolveram atividades de pesquisas e reconhecimento de espécies. Durante os quatro dias de estadia no Pantanal os graduandos desenvolveram atividades de pesquisa e de reconhecimento de espécies orientadas pelos professores, desde a coleta em campo até apresentação dos resultados. No total foram desenvolvidos seis projetos de pesquisa envolvendo diversas áreas do conhecimento biológico. Acredita-se que essas atividades contribuíram com o aprendizado teórico-prático dos alunos instigando-os à pesquisa em um nível de qualidade que se espelha em cursos de graduação renomados em nosso país e no mundo. As pesquisas desenvolvidas nessa viagem poderão ser publicadas em congressos e/ou semanas da biologia de nosso campus e na região de entorno.

Além dos projetos em campo, os participantes visitaram diferentes ecossistemas, como o passeio de chalana no rio Miranda, caminhada pela trilha da estrada Parque com safáris fotográficos, passeios a cavalo e carros, onde foi possível observar diferentes espécies da flora e da fauna.

Para 2018, o Curso de Ciências Biológicas já possui Viagem Técnica agendada para o Parque Nacional Aparados da Serra situado na cidade de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC), com o objetivo de conhecer o maior conjunto de Cânions da América do Sul. A principal e mais cobiçada atração da região é a Trilha do Rio do Boi, que é realizada no interior do Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional Aparados da Serra. Tais viagens fazem parte do rol de atividades que o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas proporciona a seus discentes, contemplando sua formação acadêmica e profissional.

Atualizada 18/09/2017.

Ações do documento