Guia do Estudante

UTFPR-DV tem dois cursos avaliados com 4 estrelas

Três cursos de bacharelado e licenciatura do Câmpus Dois Viznhos da UTFPR foram estrelados na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) no ano de 2017 e constarão, juntamente com os demais cursos ofertados pela Instituição, da publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro.

A publicação anual do Guia do Estudante tem, entre outros objetivos, informar aos estudantes sobre as profissões e cursos existentes no Brasil. Anualmente esta Editora envia um questionário aos coordenadores de cursos de bacharelado e licenciaturas no Brasil, com intuito de avaliar diferentes aspectos do curso como por exemplo, constituição do corpo docente, estrutura física do curso e da Instituição, entre outros.

A avaliação faz parte do ranking Melhores Universidades do Guia, que atribui cinco estrelas para os cursos considerados 'excelentes', quatro estrelas para os cursos considerados 'muito bons' e três estrelas para os cursos considerados 'bons'

Dos cursos ofertados no Câmpus Dois Vizinhos, o bacharelado em Zootecnia e a licenciatura em Ciências Biológicas foram avaliados com 4 estrelas e o bacharelado em Engenharia Florestal recebeu 3 estrelas.

Outros 46 cursos de bacharelado e licenciaturas dos demais Câmpus também foram estrelados, totalizando 56 cursos da UTFPR entre os melhores do Brasil. Tecnológica mais que dobrou o número de cursos avaliados com 4 estrelas. Nesta edição, 29 cursos ganharam a avaliação de 'muito bons', contra 13 da edição 2016. Três cursos da UTFPR foram avaliados com 5 estrelas.

Entenda como é feita a avaliação de cursos do Guia do Estudante

Realizada anualmente, a avaliação desenrola-se no decorrer de nove meses.  Nem todos os cursos participam da avaliação do GE. Para ser avaliado, um curso deve possuir data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2014.  Uma vez identificados os cursos que serão avaliados (13.451, em 2016), a redação do GE entra em contato com os respectivos coordenadores e solicita a eles o preenchimento de um questionário eletrônico, com informações específicas sobre o curso.

Após, a redação do GE aciona uma equipe de 8.107 pareceristas – coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores. São eles que dão as notas aos cursos: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e “prefiro não opinar” (em que é buscada uma nova nota). Cada curso recebe conceitos de, no mínimo, sete pareceristas, conforme segue:

Guia do Estudante2

Atualizado em 31/08/2017.