Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Mexicano defende Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UTFPR-DV

Mexicano defende Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UTFPR-DV

Mexicano defende Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UTFPR-DV

Novilhas em pastoreio com sistema moby grazing, em pastagem de Cynodon spp.

O professor Dr. Wagner Paris, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV), orientou o trabalho que deu origem à Dissertação de Mestrado intitulada “Adubação nitrogenada, parcelada ou singular, em pastagem irrigada de Cynodon spp.” desenvolvida pelo Engenheiro Agrônomo mexicano Oscar Ivan Tuz Matos por meio do Programa de Bolsas de Pós-graduação em Pecuária e Agricultura Tropical- PROPAT- BRASIL- MÉXICO concedida pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia dos Estados Mexicanos (CONACYT), na UNEPE de bovinocultura de corte da UTFPR.

A importância do estudo, ressalta que as características produtivas e morfogênicas da pastagem necessitam da compreensão dos mecanismos morfofisiológicos das plantas e suas interações com diferentes fatores como a capacidade produtiva, pois, independentemente do tipo de planta, os processos fisiológicos e fenológicos tendem a seguir um mesmo padrão.

Os resultados produtivos e as características morfogênicas da pastagem, não foram influenciados pela irrigação. A utilização de 200 kg de nitrogênio em aplicação singular influencia positivamente na produção de forragem de Estrela Africana, refletindo em maior quantidade de massa foliar, sem interferência no valor nutritivo e frações proteicas, que se modificam ao longo do ciclo da planta forrageira. Em termos práticos, o valor nutritivo da pastagem é o mesmo, independentemente do número de aplicações de nitrogênio. Também, foi observado que a aplicação de nitrogênio na quantidade de 200 kg.ha em pastagem de Estrela Africana cultivada em solos argilosos com boa matéria orgânica não precisa ser parcelada. No entanto, a utilização de sistemas irrigados pode influenciar no aumento da produção de forragem garantindo que há falta de chuvas não altere os índices de produtividade.

Com os resultados obtidos, espera-se implementar uma cultura perante aos produtores rurais e difusores de tecnologia, no que diz respeito a produção de pastagens eficiente e sustentável, evidenciando as respostas cientificas obtidas para suprir as demandas tanto de produtores como de consumidores.

Atualmente existe um crescente interesse mundial para definir e caracterizar os diferentes sistemas produtivos. Por esse motivo, a pesquisa deve manter o foco na geração de alternativas para que o sistema produtivo seja mais sustentável, já que existe uma demanda do setor pecuário brasileiro para estabelecer sistemas de produção que apresentem menores custos produtivos.

A intensificação dos sistemas de produção a pasto e a adoção de novas tecnologias podem contribuir para aumentar a disponibilidade do produto final (carne ou leite) e a consequente queda nos custos de produção. Para evitar maiores perdas de N e aumentar a eficiência desse nutriente, o nitrogênio seja aplicado em aplicação única, já que, é um dos fatores que controlam os processos de crescimento e desenvolvimento da planta, diante esse conhecimento, possibilita uma diminuição de custos de mão de obra, tempo de trabalho para alimentar o rebanho e uso de maquinas nas propriedades e, respectivamente, na produção animal.

Os resultados da pesquisa foram apresentados na forma de pôster e na modalidade de resumo expandido em congressos nacionais e internacionais. As principais contribuições da presente pesquisa foram o desenvolvimento da linha de pesquisa de forrageiras, em uma área importante de produção animal que ainda existe muita especulação e poucos dados científicos para que estes possam estar embasados para a aplicação em propriedades produtoras.

Engenheiro Agrônomo Oscar Matos (Mexicano), na Unidade de Ensino e Pesquisa de Bovinocultura de corte

Engenheiro Agrônomo Oscar Matos (Mexicano), na Unidade de Ensino e Pesquisa de Bovinocultura de corte.


Dissertação: Adubação nitrogenada, parcelada ou singular, em pastagem irrigada de Cynodon ssp.

Autor: Oscar Ivan Tuz Matos (oscar_pich@hotmail.com)

Orientador: Prof. Dr. Wagner Paris

Área de Concentração: Produção Animal


Atualizado em: 15/09/2017

Ações do documento