Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Pós-Graduação: Mestrado em Agroecossistemas da UTFPR-DV completa 2 anos

Pós-Graduação: Mestrado em Agroecossistemas da UTFPR-DV completa 2 anos

O Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas (PPGSIS), nível mestrado, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV) completa dois anos de atuação neste semestre. O PPGSIS foi criado em 2015 com a missão de formar recursos humanos, pesquisa científica e difusão tecnológica de elevada qualidade em sistemas sustentáveis e integrados de produção agropecuária, assim como a conservação de recursos naturais associadas aos agroecossistemas, com pesquisas versando em temas transversais, com conhecimentos em fisiologia vegetal, melhoramento genético de espécies vegetais, fruticultura de espécies nativas e de clima temperado, plantas medicinais, condimentares e aromáticas, silvicultura, sistemas integrados de produção, ciência do solo, controle biológico, sementes, culturas anuais, matologia, fitopatologia, genética da conservação, além de outras áreas associadas à formação dos mestrandos.
O PPGSIS conta com mestrandos formados, em nível de graduação, nas áreas de Ciências Agrárias e afins, os quais, após a conclusão do mestrado, recebem o título de Mestre em Agroecossistemas.
O curso de mestrado em Agroecossistemas é gratuito e nestes dois anos de atuação, o PPGSIS tem buscado o seu crescimento e consolidação enquanto programa gerador de conhecimentos e formação de recursos humanos altamente qualificados, difusão de informações e tecnologias, busca de convênios e parcerias, além de produção científica qualificada.
Desde março de 2017, a turma ingressante em 2015 no PPGSIS vem apresentando seus trabalhos de dissertação. Até o momento ocorreram 10 defesas, com temas focados na geração de conhecimento aplicado aos agroecossistemas, tais como geoestatística aplicada ao mapeamento de solos em sistemas agroflorestais; qualidade dos solos sistemas silvipastoris; cultivo de videiras em sistema agroecológico; ação antibacteriana, antifúngica e antioxidante de óleos essenciais; indução de resistência a pragas em cultivo de soja; indução de resistência e controle de doenças em cultivo de soja; biomarcadores genéticos para avaliação de impactos ambientais em rio de abastecimento público; uso de produtos naturais no controle de pragas agrícolas, uso de óleos essenciais no controle de pragas e na indução de resistência em florestas plantadas, produtividade em sistema de integração culturas agrícolas e forrageiras.
Todo o conhecimento gerado está à disposição da sociedade, com a qual o PPGSIS quer permanecer em constante interlocução, através do contato direto com os professores permanentes (15), colaboradores (1) e visitantes (1) do PPGSIS, além do site do programa. Outras informações também podem ser obtidas através do e-mail: ppgsis-dv@utfpr.edu.br.

Atualizado em 11/09/2017.