Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 PPGBIOTEC promoveu Workshop sobre Methodi Ordinatio

PPGBIOTEC promoveu Workshop sobre Methodi Ordinatio

O Programa de Pós-Graduação multicampi em Biotecnologia (PPGBIOTEC), promoveu nesta manhã o Workshop Methodi Ordinatio.  A palestrante foi a profa. Dra. Regina Negri Pagani, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UTFPR, Câmpus Ponta Grossa.

Methodi Ordinatio é uma metodologia de revisão sistemática de literatura que orienta a busca, coleta, seleção e leitura sistemática de material científico como artigos, livros e capítulos, e trabalhos publicados em eventos. A metodologia é composta por nove fases. A sétima fase é denominada InOrdinatio, representada por um índice de ranking e ordenação dos artigos, baseado em três elementos fundamentais a uma publicação: ano de publicação (que indica a atualidade do trabalho), fator de impacto (relevância do periódico onde foi publicado), e número de citações (reconhecimento do trabalho pela comunidade científica). 

O Workshop ocorreu no Laboratório de Informática do Câmpus e contou com a presença de 34 participantes, entre alunos de graduação, alunos de mestrado do PPGSSIS, do PPGBIOTEC, do PPGZOO, de outros Programas de Pós-Graduação, servidores e docentes.

Segundo as mestrandas do PPGBIOTEC, Taís Regina Cutchma e Candida Nissola, o curso foi muito bom. O método é extremamente eficaz para a otimização do tempo e organização de referencial bibliográfico, sendo muito importante para um pesquisador.

Maiores informações e publicações sobre a metodologia Methodi Ordinatio podem ser obtidas no seguinte endereço:  http://reginapagani2011.wixsite.com/methodiordinati

 

Methodi Ordinatio

 

Atualizado em: 12/05/2017

Ações do documento