Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 PPGBIOTEC realiza aula inaugural (Com tradução em Libras)

PPGBIOTEC realiza aula inaugural (Com tradução em Libras)

O Programa multicampi de Pós-Graduação em Biotecnologia realizou na segunda-feira, dia 27 de março, a aula inaugural do curso de Mestrado em Biotecnologia juntamente com a aula inaugural do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia no câmpus de Ponta Grossa. Os alunos da linha de pesquisa "Biotecnologia Aplicada à Agropecuária e Agroindústria", bem como os docentes vinculados ao PPGBIOTEC do câmpus de Dois Vizinhos também participaram da Aula Inaugural no câmpus de Ponta Grossa.

Participaram da mesa diretiva de abertura o Prof. Dr. Luis Maurício Resende, Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional Representando o Reitor; o Prof. Dr. Antônio Augusto de Paula Xavier, Diretor do Câmpus Ponta Grossa; a Prof. Eliana Aparecisa Fagundes Queiroz Botolozo, Chefe do Departamento; a Prof. Dra. Juliana Vitória Messias Bittencourt, Coordenadora do PPGBIOTEC; a Prof. Dra. Andréia Anschau, vice-coordenadora do PPGBIOTEC; a Prof. Dra. Sabrina Ávila Rodrigues, Coordenadora da Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do câmpus Ponta Grossa e o Prof. Dr. Carlos Ricardo Soccol Membro da Academia Brasileira de Ciências.

A palestra de abertura da Aula Inaugural foi proferida pelo Prof. Dr. Carlos Ricardo Soccol, do Departamento de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR. Prof. Soccol fez um breve relato sobre a história da Engenharia de Bioprocessos no país, falou sobre a matriz dos cursos de graduação em Engenharia de Bioprocessos e sobre o programa de Pós-Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na UFPR.

Prof. Dr. Carlos Soccol na Aula Inaugural

Dando continuidade ao evento Luciane Müller Martins, Supervisora do Laboratório Inoculantes da Agrocete Indústria de inoculantes de Ponta Grossa, relatou sobre a importância da Pesquisa em Biotecnologia dentro das indústrias e de como as empresas de biotecnologia estão buscando profissionais com pós-graduação na área para atuar em pesquisa e desenvolvimento de seus produtos.

O último palestrante da Aula Inaugural, foi o pesquisador espanhol Dr. Francesc Xavier Prenafeta Boldu, do IRTA (Institute of Agri-food Research and Technology) de Barcelona - Espanha. Francesc apresentou o IRTA e as pesquisas desenvolvidas em diversas áreas. Em um segundo momento o pesquisador focou nas pesquisas envolvendo a digestão anaeróbia.

Atualizado em: 31/03/2017