Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 UTFPR-DV recebe visita do Centro Educacional de Educação Profissional Assis Brasil de Clevelândia (Com tradução em Libras)

No dia 21 de março a UTFPR Câmpus Dois Vizinhos recebeu uma visita técnica do Centro de Educação Profissional Assis Brasil de Clevelândia-PR. A visita contou com a presença de 70 alunos internos, estudantes de ensino médio e Técnico de Agropecuária. O interesse da visita partiu do próprio colégio agrícola com o intuito de conhecer a área de Silvicultura do curso de Engenharia Florestal, com o caráter de conhecer os trabalhos na área de sementes, mudas e plantios experimentais com espécies florestais.

Os alunos foram recepcionados no Anfiteatro da universidade pela coordenadora do curso de Engenharia Florestal Prof. Dra. Maria Madalena Santos da Silva e pelos professores da área de Silvicultura Prof. Dr. Eleandro Brun e Prof. M.Sc. Douglas Edson Carvalho. Inicialmente foi repassado aos alunos um vídeo institucional a respeito do curso de Engenharia Florestal e em sequência uma breve explanação por parte dos professores a respeito do curso e plano para a visita técnica. Com o objetivo de incentivar os alunos sobre o tema Silvicultura foi sorteado entre os alunos dois exemplares de livro sobre Ecologia de Florestas Subtropicais, publicado por professores do curso.

Na sequência os alunos foram direcionados ao Laboratório de Tecnologia de Sementes, onde puderam conhecer os trabalhos do laboratório e, posteriormente, ao viveiro de mudas, onde tiveram contato com alguns métodos de propagação e explanação sobre diversas espécies florestais e agrícolas, tanto de frutíferas, madeireiras e plantas de cobertura de solo.

Na parte silvicultural foi realizada visita a Unidade Experimental de Bambu Gigante (Dendrocalamus giganteus), espécie entouceirante que pode atingir até 40 m de altura e mais de 20 cm de diâmetro. Na unidade foi explanado sobre as diversas pesquisas efetuadas com esta espécie, desde aspectos nutricionais, crescimento e potencial de uso.

Como sequência foi explanado sobre o plantio experimental de espécies / clones / híbridos de Eucalyptus sp., quanto ao seu desenvolvimento, visando a seleção dos melhores materiais para propagação e plantio. Observou-se o crescimento dos diferentes materiais e adaptabilidade destes quanto ao sítio local.

Posteriormente a visita seguiu até o plantio experimental de Pinus híbrido, o qual é em formato de anel, o que permite análise de diferentes áreas disponíveis de crescimento atrelado a diferentes doses nutricionais.  Na parte de espécies nativas visitou-se o plantio de araucária e posteriormente dois experimentos de sistemas silvipastoril. O primeiro com a espécie Louro Pardo (Cordia trichotoma) e o segundo com a espécie Canafístula (Peltophorum dubium).

Vale ressaltar que durante todo o decorrer da visita notou-se o interesse dos alunos sobre os diversos aspectos abordados, com diversas perguntas e indagações sobre os assuntos. Como finalização os alunos participarem de almoço junto aos professores e alunos e também foram agraciados com livros doados pelos professores, na área de Silvicultura, para compor o quadro de bibliografias do Colégio. Foi perceptível o grande entusiasmo dos estudantes em cursas ensino superior na UTFPR Dois Vizinhos, pela sua estrutura material e humana de ensino, pesquisa e extensão.

Atualizado em: 05/04/2017