As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias Acadêmicos realizam aula prática em Reserva Indígena

Acadêmicos realizam aula prática em Reserva Indígena

No dia 18 de junho, alunos da disciplina de Fitogeografia, 4º período do curso de Engenharia Florestal, realizaram aula prática na Reserva Indígena de Mangueirinha.

As atividades tiveram o objetivo de complementar o conteúdo visto em aulas teóricas sobre a Floresta Ombrófila Mista, mata de Araucária. Os alunos orientados pelo Prof. Mauricio Gorenstein fizeram análise de perfil da vegetação, amostragem para análise química e física do solo, medição da temperatura e umidade relativa do ar, aferição da altitude e coordenadas geográficas com GPS e avaliação da intensidade de luz com luxímetro.

Antes da saída a campo, o Sr. João Carlos Mader, um dos líderes da comunidade indígena, fez uma breve apresentação do histórico da reserva, características sócio-econômicas e uso da terra por parte dos índios. Mangueirinha é o maior remanescente de Floresta Ombrófila Mista do mundo, com área de 16.375 ha e cumpre importante papel na conservação da biodiversidade.

Essa atividade foi muito importante para a UTFPR Campus Dois Vizinhos, pois despertou o interesse por parte da Reserva em desenvolver futuros projetos de pesquisa e extensão juntamente com a Universidade.