Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias Campus Dois Vizinhos oferece curso de Extensão em Controle Biológico

Campus Dois Vizinhos oferece curso de Extensão em Controle Biológico

O controle de pragas na agricultura, geralmente, é feito através de agrotóxicos, que além de destruir os organismos malignos acabam com os benéficos (predadores, abelhas e outros polinizadores), contaminando o solo e a água. Porém, uma opção com grande eficiência é o controle biológico: a redução das populações de determinado inseto-praga por meio da introdução no ambiente de seus inimigos naturais (insetos, pássaros, ácaros, vírus, etc.). Neste sentido, nos dia 12 e 13 de julho, a UTFPR Campus Dois Vizinhos, através do curso de Tecnologia em Horticultura realizou minicursos sobre “Cultivo Agroecológico de Olerícolas”, voltados aos alunos do próprio curso.

 A abertura do evento se deu com o minicurso “Controle agroecológico de doenças em olerícolas” ministrado pelo Prof. Dr. Sérgio Miguel Mazaro. Segundo o professor Sergio M. Mazaro, ”temos que saber conviver com as doenças, pois se não tem doença na produção, tem alguma coisa errada”.

Dando sequência as atividades a Profª. Dra. Michele Potrich e o Prof. Dr. Everton Ricardi Lozano, falaram sobre o “Controle Agroecológico de Pragas em Olericolas”, onde foi enfatizado sobre a importância do controle biológico por meio de fungos, predadores, bactérias e vírus. Num segundo momento, o Prof. Dr. Alfredo de Gouvêa, ressaltou a eficácia da utilização das vespinhas parasitóides do gênero Trichogramma no controle biológico.

Encerrando as atividades do dia, o Prof. Dr. Paulo César Conceição ministrou o mini-curso, “Manejo Agroecológico do Solo em Olerícolas”, relacionando a importância das plantas com o solo, “para um solo bem desenvolvido é necessário se que tenha um manejo adequado”.

Já no dia 13 de julho, as atividades ficaram por conta do Técnico Valdir Luchmann (CAPA), onde foi discutido “Práticas de Cultivo Agroecológico em olerícolas” e “Preparo de Caldas”.

De acordo com o coordenador de Tecnologia em Horticultura, Prof. Dr. Américo Wagner Junior, o curso foi de grande importância para os acadêmicos, pois proporcionou um vasto conhecimento sobre controle biológico nas olerícolas, utilizando técnicas através dos inimigos naturais.