As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial doisvizinhos Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias Iniciada Coleta de Amostras de Leite para Análise em Municípios do Sudoeste do Paraná

Teve início, no mês de agosto, a “Coleta de Amostras de Leite para Rede Oficial” em propriedades rurais da região por alunos bolsistas da UTFPR Campus Dois Vizinhos. Por enquanto os municípios que já tiveram passagem dos discentes foram São Jorge D’Oeste e Chopinzinho, mas ainda fazem parte do projeto os municípios de Dois Vizinhos, Itapejara D'Oeste, Mangueirinha, Honório Serpa, São João, Coronel Vivida, Nova Esperança do Sudoeste e Francisco Beltrão.

O projeto é uma ação integrada entre a UTFPR-DV e o SISCLAF (Sistema de Cooperativas do Leite da Agricultura Familiar), com objetivo de coletar amostras de leite para análise em laboratório pelo SISCLAF em Curitiba.

É de grande importância a análise das amostras de leite, pois com os dados coletados é possível identificar possíveis problemas no processo de produção leiteira. Dessa forma, a propriedade rural em que for constatada a presença de leite fora dos padrões de qualidade, receberá orientações específicas para tomar as medidas necessárias visando a melhorara do produto.

O primeiro passo para a análise do leite é a coleta, onde é essencial a obtenção de amostras confiáveis. Para isso a UTFPR-DV, juntamente com o SISCLAF, ofereceram no início do mês de agosto, um treinamento para alunos de Zootecnia interessados em participar do projeto. Na ocasião do curso os universitários aprenderam técnicas para fazer o trabalho de coleta das amostras de maneira correta, ou seja, proporcionando o mínimo de interferências que possam alterar os resultados da análise.